MSNotícias

Com tecnologia e produção sustentável, Governo de MS e UEMS lançam PantanalTECHMS

Com foco na produção sustentável no bioma Pantanal e para divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da área, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizam o PantanalTECHMS. O evento que será nos dias 28 e 29 de junho, em Aquidauana, será lançado amanhã (15) às 10h, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Além do Governo do Estado e da UEMS, a feira voltada a sustentabilidade e tecnologia tem a parceria de outros órgãos estaduais – Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), instituições – Sistema Fiems, Embrapa Pantanal, Fundação MS – e empresas.

“A proposta do PantanalTECHMS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região do Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável”, afirmou o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho.

A expectativa é de que no lançamento do evento sejam anunciados de investimentos de mais de R$ 12 milhões na área. No evento também será lançado o edital de apoio aos cursos de graduação da UEMS, para implementar os programas e ações com o objetivo de elevar os níveis do ensino de graduação e pós-graduação e assim atender as demandas do Estado e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

O Governo do Estado também formaliza apoio ao programa ‘UEMS na Comunidade’, a maior ação de extensão universitária da universidade, que aproxima a comunidade acadêmica da população na Capital ou no interior, com ações de ensino e pesquisa.

Também será formalizado o convênio entre UEMS, Governo Estadual e MS Florestal para início do curso Superior Tecnológico de Silvicultura em Água Clara, possível com recursos da empresa e contrapartidas do Governo de MS.

PantanalTECHMS 

O PantanalTECHMS trabalha no eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.

Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além do Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Entre os temas que serão discutidos estão turismo de pesca sustentável, protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal, manejo de pastagens – recuperação de pastagens nativas e exóticas, uso e conservação dos solos do Pantanal, programa estadual de pagamento dos serviços ambientais, crédito de carbono, entre outros.

Rubens Uruê, UEMS, colaborou Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Divulgação UEMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo