NotíciasSaúde

Dengue atinge recorde histórico no Brasil com mais de 1,8 milhão de casos em 2024

Mais de 500 mortes foram confirmadas, enquanto outras 1.020 estão sendo investigadas

Em um período de apenas 78 dias desde o começo de 2024, o Brasil registrou um marco histórico de casos de dengue, contabilizando 1.889.206 casos prováveis da doença até a segunda-feira, dia 18. Esses dados são provenientes do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, que é dirigido pela socióloga e ex-presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.

Segundo a plataforma responsável pela organização dos dados da doença no país, durante o governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o total de mortes por dengue no Brasil atingiu 561. Esse número representa 51,2% do total de falecimentos registrados ao longo do ano de 2023, que chegou a 1.094.

O Ministério da Saúde ainda está investigando outras 1.020 mortes.

No Brasil, o “coeficiente de incidência de dengue” é de 930,4 casos a cada 100 mil habitantes.

Recorde atual supera marca histórica durante governo Dilma, o maior até então

A situação atual, em quase três meses, é 11,8% mais grave do que o “drama da dengue” que a população brasileira enfrentou em 2015.

No referido ano, o Brasil registrou o recorde de casos até aquele momento, 1.688.688. O país era governado pela petista Dilma Rousseff e ocorreu uma mudança nos ministros da Saúde: Arthur Chioro foi substituído em outubro e Marcelo Castro tomou posse durante a crise.

Situação epidêmica e de emergência; saiba como estão os Estados

Entre as 27 unidades federativas, 14 se encontram em uma situação epidêmica. Essas incluem: Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Acre, Bahia, Amapá, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Já foi decretado estado de emergência na saúde por conta da dengue em nove Estados, sendo eles: São Paulo, Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá, além do Distrito Federal.

De acordo com informações publicadas pela Prefeitura de São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, até a quarta-feira 13, o número de casos confirmados de dengue chegou a 49.721. Essa quantidade supera o índice de 414,1 casos para cada 100 mil habitantes.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo