Campo GrandeNotícias

Prefeitura realiza primeira reunião do Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Gabinete da Prefeita (GAPRE) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) realizou nesta quarta-feira (21), a primeira reunião virtual do Comitê Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (COMEC). O Comitê pretende promover, estimular e planejar ações voltadas à mitigação das ocorrências de eventos climáticos, bem como o intercâmbio de informações relacionados às mudanças climáticas no município.

Durante o encontro, os membros do COMEC tomaram posse e a equipe da Planurb apresentou as informações referentes as competências do comitê – de acordo com seu decreto de instituição – e as ações já desenvolvidas desde a instituição do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA), no que trata sobre as mudanças climáticas. Além disso, houve o planejamento das ações do comitê para o ano de 2024.

A Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud, relembra que o Executivo Municipal já vem trabalhando com a questão. “O nosso Plano Diretor, em sua última revisão, trouxe um olhar especial ao meio ambiente. Campo Grande vem participando de inúmeros treinamentos e conferências sobre a importância de se trabalhar com as mudanças climáticas no planejamento da cidade. A pluralidade de instituições presentes no COMEC nos deixa animados e confiantes que nossas ações alcançarão todos os campo-grandenses”.

A representante do Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa no COMEC, Maria Rosalina Gomes, destaca a importância da participação da sociedade civil no colegiado. “A participação da sociedade, sendo representada pelos Conselhos Regionais, promove a educação ambiental e desperta o desejo de preservar o meio ambiente, assim podemos construir uma cidade melhor”.

Já o representante do Conselho Municipal da Cidade (CMDU), Dary Werneck da Costa, relembra que a questão da sustentabilidade possui uma ampla diversidade (social/econômica/ambiental) e requer um tratamento interdisciplinar. “Com a criação do COMEC, Campo Grande passa a tratar dessas questões de maneira sinergética, o que com certeza potencializará, positivamente, nossos projetos de enfrentamento às mudanças climáticas, além de se criar um novo espaço de aprendizado, diálogo e debate. Essa iniciativa nos levará à produção de uma cidade mais amiga, inclusiva e educativa, trazendo, naturalmente, uma maior qualidade de vida, que é, finalmente, o que todos desejamos”.

O que é o COMEC

O COMEC é um órgão colegiado, de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento, visando subsidiar a implementação de instrumentos municipais de gestão relacionados as mudanças climáticas, de forma transversal às políticas públicas e articuladas com os órgãos e entidades que o compõem, em consonância com as disposições contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA).

O COMEC é coordenado pelo GAPRE e pela Planurb; composto por 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, Poder Executivo Estadual e colegiados que contribuirão para a elaboração de estudos visando à implementação de planos, programas, projetos e ações relacionados ao planejamento ambiental voltados ao enfrentamento às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo