Câmara Municipal

INCÊNDIO NO ATACADÃO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA LEI DO VEREADOR DELEGADO WELLINGTON QUE OBRIGA ESCOLAS SE CAPACITAREM PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

O trágico incêndio ocorrido no último domingo (13), na rede Atacadão localizado na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande, acende um sinal de alerta sobre o quanto a população está preparada para agir durante tragédias. Felizmente o incêndio, apesar de ter destruído toda a loja, não deixou vítimas ou feridos.

Em 2019 foi sancionada a Lei 6.358, de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB), torna obrigatória a capacitação de alunos, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos municipais e privados de educação fundamental em Campo Grande, a ministrarem periodicamente treinamento adequado de evacuação em caso de incêndio através de simulações.

“Prevenção e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. O principal objetivo desta lei é preservar vidas. Por menor que sejam os riscos de incêndios e catástrofes, as ações preventivas são importantíssimas. Com noções básicas de primeiros socorros e evacuação, toda a comunidade escolar poderá agir com calma e segurança em possíveis em momentos de pânico, evitando grandes tragédias como a ocorrida no Atacadão”, alertou o autor da lei.

A lei determina que as simulações deverão ser realizadas no início de cada ano letivo, pelo menos uma vez a cada semestre e caberá a cada instituição de ensino definir as datas para a realização das simulações, formação e curso do corpo de brigada, de acordo com a Norma Técnica nº 17/2016, publicada pelo corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Caso não haja o comprimento, as instituições de ensino estarão sujeitos a receber uma advertência, e em casos de reincidência podem pagar multa correspondente a R$ 1.000,00 por aluno matriculado, além de acarretar na suspensão do alvará de funcionamento da instituição até que o descumprimento seja sanado. Os gestores de escolas municipais que descumprirem os termos da presente Lei serão responsabilizados conforme previsto na legislação municipal.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo