ArtigoNotícias

Meditem na seriedade do fogo no Pantanal…

“Fogo não é mais normal nem cultural no Estado. Esta é a primeira ruptura que nós temos que fazer. Então nós vamos trabalhar muito forte neste ano no manejo integrado e prevenção do fogo, combatendo esta prática que não cabe mais na situação atual”. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, durante a abertura do 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de MS.

Estas foram as palavras de abertura deste 1° Seminário de Incêndios Florestais, onde os pantaneiros à distância, longe de se sentirem ofendidos, impôs a todos que redobrassem seus esforços de exporem que, nesta questão do fogo no Pantanal, a realidade transita na contramão, sendo essa afirmação só válida, talvez, no planalto e nos ecosistemas florestais…

Ainda bem que se tratava de um Seminário, portanto a palavra final das pesquisas aplicadas ao Pantanal, por parte da CPAP Embrapa Pantanal validou os conhecimentos empíricos dos moradores tradicionais quanto ao manejo do fogo, como vemos na transcrição das falas do Pesquisador Walfrido Thomas em sua elucidativa palestra:

CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS DO PANTANAL

● O Pantanal é uma savana inundável.
● Como uma savana, o fogo é um dos principais fatores que determinam a biodiversidade, a estrutura da vegetação e a sucessão da vegetação.
● O Pantanal, neste sentido, possui paisagens moldadas a fogo e água.
● O Pantanal, não por acaso, é classificado como um ecosistema dependente do fogo (Hardesty et al.2005).

NECESSIDADE DE MANEJO

● Corredores de biodiversidade devem ser manejados, inclusive com o uso do fogo, assim como as áreas de reserva legal e APPs.
● A manutenção das caracteristicas destas áreas depende tanto do fogo quanto de outras práticas. incluindo o pastoreio e a manutenção de campos, em que este tipo de vegetação estiver presente.
● O desafio é grande, já que a política de EXCLUSÃO do fogo, é ALTAMENTE NEGATIVA.
● É preciso adotar boas práticas para este tipo de manejo, abordando a época, a periodicidade e os tipos de vegetação passíveis de queima.

Temos certeza, que os bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militares do MS, entenderam que o Pantanal é um ecosistema único, em que, havendo recorrente acúmulo de material combustível, como se comprova em campo, em vez de um manejo controlado, ocorrerá um Incêndio desastroso e incontrolável.

Faz-nos inclusive lembrar a saudosa Dra Emiko, que numa sabatina com todos os pantaneiros, antes de assumir a Chefia do CPAP, afirmou:”‘- O Pantanal é único! Também por ser o único lugar do mundo, onde só se combate o fogo com fogo.”

O Pantanal, compreende as circunstâncias do psico social urbano atual, manipulado pelos “farialimers”, que quase transformaram em dogma, o sofisma de que nossa cultura tradicional seria avessa aos avanços da modernidade, engano gigantesco pois talvez estejamos tão a frente nisso, que conseguimos adivinhar quase sempre, qual a manipulação da narrativa que vamos enfrentar na próxima semana…

O Pantanal nunca impõe, só expõe… Está mais do que na hora de quem admira o Pantanal, puxar pela cabeça e tentar compreender as dificuldades e o esforço diário do papel de quem o conserva, e os papéis escritos “área protegida”, mesmo negociados por bilhões, só servem para atiçar incêndios.

Armando Arruda LacerdaPorteiro do Porto São Pedro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo