MSNotícias

Carnaval de rua em Mato Grosso do Sul mostra a força do interior do Estado

Vários municípios do interior de Mato Grosso do Sul vão colocar os blocos na rua em 2024 para realizar Carnaval. Diversos deles contam com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura. São eles: Ladário, Jardim, Aquidauana, Rochedo, Coxim e Paranaíba. O apoio é oferecido com o envio de bandas e atrações artísticas para animar a folia.

Diretor de Cultura da coxinense Funrondon (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Professora Clarice Rondon dos Santos), Marcelo Mariano explica que o município retomou o Carnaval no ano passado, depois de 21 anos sem realizar a festa.

“No ano passado a gente teve cinco blocos e foi muito animado. Este ano vai ter um bloquinho de crianças e está muito animado porque fazia muito tempo que eles não tinham esta festa. A cidade está muito feliz com tudo isso”, comenta o gestor público.

Marcelo afirma também que o Carnaval em Coxim é para toda a família. “A festa foi muito democrática o ano passado, onde, dentro da praça do Pé de Cedro, as pessoas pegam as cadeiras de praia e ficam com as crianças, com as famílias, com os avós, e ficaram sentados curtindo o Carnaval junto com a família”, explica o diretor, que completa em seguida.

“Em outro setor, mais perto do palco, a galera mais jovem fica curtindo o Carnaval. Teve muita chuva e na chuva as pessoas se divertindo, as crianças fantasiadas. Foi um momento ímpar. O que eu sinto é que este ano vai ser melhor ainda porque eles estão muito animados”, conclui.

O Carnaval de Coxim atrai público de muitos municípios da região norte do Estado, como de Alcinópolis, Pedro Gomes, Sonora, Rio Verde, São Gabriel, Costa Rica, unindo não apenas a região, mas também classes sociais diversas em um mesmo espaço.

“Foi lindo demais. Agora ainda tem os locais turísticos para quem quer fazer passeio de barco, passeio de caiaque, esportes, tudo vai acontecer nesses quatro dias. O turismo de cachoeira, para quem não quer só pular Carnaval, e gente que não quer pular Carnaval ter também um tempo com retiro na natureza, contemplativo”, destaca Marcelo.

Apoio gratificante

Para Marcelo Mariano, o apoio da Fundação de Cultura é muito importante para animar o Carnaval em Coxim. “É muito gratificante porque a gente sente nos encontros que a gente teve ano passado que grande maioria do interior precisa desse carinho, desse olhar, e esse apoio ajuda a nossa cidade a crescer culturalmente e a mostrar que o povo gosta das tradições”.

Já o presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc), Rashid Arruda Ahmad, que recebeu R$ 300 mil reais para fomentar o desfile dos blocos na Cidade Branca, disse que a importância desse recurso e da parceria com o Governo do Estado é fomentar a cultura em Corumbá, do Carnaval, que o povo ama, o maior do Centro-Oeste.

“Nos últimos anos vem crescendo cada vez mais a força dos blocos oficiais de Corumbá. Desde a pandemia a gente teve um problema de inflação do custo dos materiais e esse recurso nos ajuda a sanar as despesas. Fora que o recurso público ele não é só para a cultura, para o Carnaval, mas ajuda a fomentar a economia local, ajuda na parte do turismo, ajuda os comerciantes, rede hoteleira, restaurantes, ambulantes”, comenta Rashid.

O secretário da municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana, Youssef Saliba, disse que o Carnaval de Aquidauana este ano será realizado apenas em Piraputanga. “Já é o décimo primeiro ano que a gente realiza este Carnaval, ele é muito esperado, é um Carnaval que arremete aos antigos carnavais de clube”, destaca o gestor, que continua.

“Ele é feito na praça central do distrito, é totalmente aberto, totalmente de graça, ninguém paga nada, com muita segurança particular e segurança da polícia. São duas bandas que vão tocar, uma das bandas inclusive nós solicitamos ao Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura. A população aqui é muito animada, porque vai muita gente ali e são três noites e este ano terá uma matinê, um evento para as crianças”, explica.

Um concurso de blocos para escolher o pessoal mais animado também integra a programação do Carnaval em Piraputanga, que recebe visitantes de Campo Grande, Sidrolândia, Dourados, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, e outros municípios da redondeza. Segundo Saliba, o Carnaval no distrito de Piraputanga tem um cunho também de atrair o turismo.

“Durante a noite as festas e durante o dia, à tarde, o pessoal faz os passeios, vai andar de barco, subir morro, fazer trilha, avistar pássaros. Isso movimenta o comércio local que por vezes é muito parado. Os comerciantes aqui de Aquidauana e região vêm vender os seus produtos. É um evento para trazer sustentabilidade ao pessoal local, e as pousadas, as residências de locação, nessa época é tudo lotado, todo mundo trabalha bastante”.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Fotos: Daniel Reino

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo