InternacionalNotícias

11 pastores são condenados na Nicarágua em decisão proferida a portas fechadas

Pastores americanos condenados na Nicarágua por suposta lavagem de dinheiro

Onze pastores associados ao ministério Mountain Gateway, com sede nos Estados Unidos, foram condenados pelo Poder Judiciário da Nicarágua por lavagem de dinheiro. Os líderes do ministério, que estavam detidos há mais de dois meses sem permissão para se comunicar com advogados ou familiares, foram sentenciados a penas de prisão de 12 a 15 anos. Além disso, foram multados em mais de US$ 80 milhões por indivíduo. O país está atualmente sob a ditadura de Daniel Ortega.

No decorrer do processo, o governo, de fato, não foi capaz de mostrar evidências da ilegalidade ou da procedência dos supostos fundos ilícitos que foram “lavados”. Mesmo assim, o veredicto foi dado a portas fechadas no Central Judicial Complex em Manágua, local onde ocorreu o julgamento.

“Ninguém está a salvo da perseguição religiosa na Nicarágua, e é devastador ver as falsas acusações, julgamentos e condenações destes pastores e líderes ministeriais que simplesmente partilhavam a sua fé e serviam os cidadãos da Nicarágua”, lamentou Kristina Hjelkrem, advogada da Aliança em Defesa da Liberdade (ADF Internacional). Ela destacou que “ninguém está a salvo da perseguição religiosa” no país.

A ADF Internacional, de fato, solicitou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que instrua a Nicarágua a garantir o direito à saúde, à vida e à integridade física dos pastores enquanto eles estiverem presos, durante o decorrer do processo.

No ano de 2023, Lula minimizou as violações ocorridas durante a ditadura na Nicarágua e sugeriu um diálogo com Ortega.

As informações são da Gazeta do Povo

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo