NotíciasPolítica

Eduardo Paes não quer Anielle Franco como vice

Prefeito do Rio de Janeiro e Lula devem indicar juntos o nome que disputará o cargo

O mandatário do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), não aceitou a indicação de Anielle Franco (PT), atual ministra da Igualdade Racial, para concorrer à vice-prefeitura este ano. Segundo os dados, a decisão deve ser tomada em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora Anielle, que recentemente se filiou ao partido, não esteja presente, o Partido dos Trabalhadores (PT) continua sendo o favorito para formar a chapa liderada pelo atual prefeito, que provavelmente buscará a reeleição em outubro. No entanto, Paes deseja uma pessoa de confiança.

O líder do Executivo do Rio de Janeiro rejeitou a ministra sugerida para a posição devido à sua falta de conhecimento sobre ele. Segundo a CNN Brasil, Paes tem a intenção de nomear o deputado federal Pedro Paulo (PSD), um colaborador de longo prazo. No entanto, isso pode comprometer a potencial aliança com o PT.

Eduardo Paes pode se candidatar a governador do RJ

Paes está em busca de um colega de chapa e aliado devido ao seu plano de deixar o cargo de prefeito em abril de 2026 para concorrer ao cargo de governador do Rio de Janeiro. Isso resultaria em seu vice assumindo o cargo de prefeito. Lula, por outro lado, prefere que um membro do PT ocupe a posição. Os nomes favoritos são os seguintes:

  • André Ceciliano, atual secretário especial de Assuntos Federativos do governo federal; e
  • Adílson Pires, atual secretário de Assistência Social de Paes.

Chiquinho Brazão: Ex-Secretário do Prefeito Eduardo Paes

O parlamentar federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), que fez parte da alta administração da gestão de Eduardo Paes, foi detido no domingo 24, sob suspeita de ser o responsável por ordenar as mortes da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A ministra Anielle Franco, cujo nome foi recusado para a competição municipal, é irmã de Marielle.

Chiquinho desempenhou o papel de secretário municipal de Ação Comunitária. De acordo com o jornal O Globo, sua posse ocorreu no dia 3 de outubro do último ano. Quando isso aconteceu, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma foto onde ele e Paes estavam sorridentes.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo