BrasilNotícias

Federação Nacional dos Jornalistas repudia Globo por substituir profissionais por influenciadores no Carnaval

Fenaj critica Rede Globo por substituir jornalistas por equipes de entretenimento na cobertura do carnaval

Nesta segunda-feira (12), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) expressou críticas à maneira como a Rede Globo cobriu os desfiles das escolas de samba. Em vez de usar os jornalistas que tradicionalmente cobrem o evento há anos, a emissora decidiu usar equipes de entretenimento para a transmissão.

As redes sociais foram inundadas de críticas devido à mudança, com usuários da internet condenando a ausência de informações sobre as escolas, como seu histórico e problemas ocorridos durante os desfiles. A Fenaj enfatizou a relevância do “jornalismo especializado” na cobertura de eventos culturais, como o Carnaval.

A exibição do Carnaval do Rio de Janeiro pela emissora foi uma colaboração entre os departamentos de entretenimento e esporte, que são mais permissivos com a publicidade, um aspecto geralmente inaceitável no setor de jornalismo. No estúdio, a coordenação da comunicação com os participantes na avenida foi conduzida por Karine Alves e Alex Escobar, um papel geralmente desempenhado por jornalistas, mas que neste ano foi realizado por influenciadores digitais.

As transmissões dos desfiles de Carnaval foram criticadas não apenas nas redes sociais, mas também por não fornecerem informações precisas sobre os eventos ocorridos durante os desfiles.

Abaixo a íntegra da nota da FENAJ:

FENAJ repudia falhas na transmissão e destaca importância do Jornalismo na cobertura do Carnaval

Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval.

Por meio de reportagens, análises contextuais e entrevistas, as/os jornalistas oferecem ao público uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval. Além disso, destacam-se as questões sociais e políticas que permeiam essa celebração, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade.

Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo