InternacionalNotícias

Com Milei, Argentina tem superávit pelo 2º mês seguido

O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Luís Caputo, nesta sexta-feira, 15

Nesta sexta-feira, 15, Luís Caputo, o Ministro da Economia da Argentina, declarou que o país “registrou novamente superávit financeiro” em fevereiro. Este é o segundo mês consecutivo em que o governo do presidente Javier Milei, um libertário que tomou posse na Casa Rosada em dezembro de 2023, atingiu este principal objetivo.

O resultado financeiro do país foi de 338.1 bilhões de pesos argentinos, o que, na taxa de câmbio atual, corresponde a US$ 397,6 milhões.

No último ano em que registrou superavit antes de janeiro deste ano, em 2012, a Argentina teve um saldo positivo de 95,5 milhões de pesos (cerca de US$ 110 mil).

Caputo esclareceu que desde o começo do Governo Milei, a variação interanual das “receitas totais” foi de -6,3%, enquanto que a redução dos “gastos primários” foi de -36,4%.

Em um período de dois meses, houve uma “variação real das receitas” de -2,5%; ao mesmo tempo, as “despesas reais”, após a dedução da inflação, exibiram uma redução de 38%.

O desfecho, que já leva em conta o pagamento dos juros da dívida, foi anunciado em uma conjuntura onde muitos economistas e líderes oposicionistas alegam que o propósito de Milei “não é sustentável” por causa dos cortes realizados em várias áreas.

“Esperamos que a política acompanhe este processo de mudança votado pela maioria, pois é em benefício de todos os argentinos de bem”, disse Caputo em entrevista ao jornal La Nación. “O Presidente [Milei] convidou todos a serem parte desta mudança.”

Entenda o que é superávit

O termo “superávit” é empregado no campo econômico e financeiro para sinalizar a existência de um saldo positivo entre as receitas e as despesas, ou em outras palavras, quando o dinheiro que entra é maior que o que sai.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo