NotíciasPolítica

Lula vai “torrar” R$ 40 milhões em ‘Museu da Democracia’

Concurso nacional definirá projeto arquitetônico de novo museu brasileiro

O anúncio foi feito pelo governo Lula de que o valor de R$ 40 milhões será destinado para a construção do “Museu da Democracia”. O projeto será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá sua localização na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

“Após várias tratativas entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), foi definido que o Museu será construído no setor cultural, lado Norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro. O terreno já foi disponibilizado e, nos próximos dias, será formalizada a destinação para o devido fim”, disse o MinC nesta sexta (5), em nota.

Depois de finalizar a aquisição do terreno, o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organizarão um concurso nacional para selecionar o projeto arquitetônico do espaço. Somente após essa etapa, será possível abrir uma licitação para a construção do museu, com previsão de início em 2025. De acordo com o MinC, o museu será uma colaboração entre os setores democráticos do país e não terá vínculos com nenhum partido político.

“O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia. Além disso, a institucionalização do Museu da Democracia deverá ser pautada por um processo participativo de consultas com especialistas, representantes de coletivos e entidades reconhecidamente engajadas em processos culturais e educativos voltados à valorização da democracia e dos direitos humanos”, ressaltou a pasta.

A criação do “Repositório do 8 de janeiro” será uma das novidades do Museu da Democracia, projeto do Ibram que será apresentado na segunda-feira (8). Essa iniciativa tem como objetivo disponibilizar um memorial virtual sobre os ataques antidemocráticos ocorridos no ano passado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo