MSNotícias

Prefeitura de Naviraí promove ação sobre o Janeiro Branco e reforça importância dos cuidados com a saúde mental

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí promoveu nesta quarta-feira (24/01), uma ação que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em alusão à Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, enfatizando a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

É fundamental destacar que as doenças mentais podem ser ocasionadas por uma série de fatores, como predisposição genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Além disso, transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar também podem estar incluídos nesse contexto. As ações do CAPS de Naviraí que acontecem no decorrer do ano contam com uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar, proporcionando atendimento às pessoas que sofrem de transtornos mentais.

A escolha do mês de janeiro para a realização da Campanha Janeiro Branco se dá pelo fato de ser um período em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, emoções e sentido existencial. E, como em uma “folha em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Durante o evento, houve uma palestra proferida pelo Dr. Bruno Romeu Bogoni, profissional que presta atendimento no CAPS. Além disso, o servidor Rafael Cioca realizou uma apresentação musical, e a personal trainer Suelen Lopes falou sobre a importância das atividades físicas que são benéficas tanto para o corpo quanto para a mente e conduziu atividades de alongamento e relaxamento com as pessoas que estiveram presentes.

Para a coordenadora do CAPS em Naviraí, Patrícia Ribeiro, é essencial que as pessoas olhem mais para dentro de si mesmas, reconhecendo quando não estão bem e buscando ajuda, caso necessário. “Essas ações são fundamentais para que a sociedade como um todo possa compreender e lidar de maneira adequada com as questões relacionadas à saúde mental, colocando-a como uma das prioridades”, concluiu a coordenadora.

Essa iniciativa da Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por meio do CAPS, demonstra o compromisso com a promoção do bem-estar psicológico e emocional da população, além de destacar a importância da conscientização e prevenção das doenças mentais.

Fotos: Roni Silva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo