BrasilNotícias

PL pede que Prefeito e governador cortem verbas à Vai-Vai por difamar policiais

Membros do Partido Liberal expressam indignação com representação de policiais como demônios em desfile da Vai-Vai e pedem medidas

Membros do Partido Liberal (PL) enviaram um documento oficial ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ao prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), expressando indignação com o desfile da escola de samba Vai-Vai durante o Carnaval, onde policiais foram retratados como demônios. O portal Poder360 obteve o documento, que foi assinado pelo deputado federal Capitão Augusto (SP), vice-presidente do PL, e pela deputada estadual Dani Alonso. Na correspondência, solicitaram a introdução de “medidas imediatas e efetivas”, incluindo penalidades para a escola “por representar agentes de segurança como personagens diabólicos em uma de suas alegorias”. Eles também solicitaram que a Vai-Vai não receba fundos públicos em 2025.

Os legisladores argumentaram que a interpretação dada aos oficiais de segurança prejudica a Vai-Vai, desconsiderando não só a honra e a dignidade dos profissionais que se dedicam à proteção da sociedade, mas também colaborando para uma visão negativa das forças de segurança. Eles também expressaram preocupação com uma possível ligação da Vai-Vai com grupos criminosos, citando uma possível conexão com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Capitão Augusto e Dani Alonso salientaram que tais associações são perturbadoras, sugerindo uma tentativa de enfraquecer a confiança nas instituições de segurança e colocar em risco o Carnaval como um espaço cultural livre de influências prejudiciais.

A Vai-Vai, em seu enredo deste ano, prestou homenagem à trajetória do hip-hop no Brasil, destacando a marginalização dos artistas durante a evolução desse gênero musical no país. As interpretações dos policiais da Rota como entidades malignas foram alvo de repulsa tanto por parte dos profissionais de segurança pública quanto do PL. A escola de samba, através das redes sociais, expressou seu agradecimento aos participantes e ao público pelo desfile, classificando-o como um “acontecimento”. Por outro lado, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) publicou uma nota de repúdio à Vai-Vai, assinada por sua presidente, Jacqueline Valadares. Ela aborda o fato de a escola zombar da imagem dos agentes da lei no segmento “Sobrevivendo no Inferno”, onde foram representados com chifres e outros símbolos demoníacos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo