NotíciasPolítica

Defesa de Bolsonaro sugere a Moraes perito para analisar vídeo do inquérito do 8/1

Advogados Desafiam Método da PGR para Recuperação de Material em Vídeo Controverso do Ex-Presidente

A equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um especialista para examinar o vídeo resgatado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que contém questionamentos sobre as urnas eletrônicas e falsidades relacionadas às eleições.

A postagem do vídeo ocorreu e subsequente remoção na página do Facebook de Bolsonaro levou à sua inclusão em um dos inquéritos de 8 de janeiro.

Os representantes legais solicitaram uma análise do material em dezembro de 2023. Atualmente, sugeriram o engenheiro Fernando Alberto Santoro Autran Junior para conduzir o processo.

De acordo com o argumento da defesa, o profissional possui uma “sólida formação” na área de engenharia elétrica, “além de especializações em tecnologias de redes e análise de sistemas”.

“Seu certificado em cibersegurança adiciona uma camada adicional de competência, destacando sua capacidade de lidar com questões contemporâneas e complexas, como exige o caso em comento”, afirmaram.

A ferramenta e o método empregados pela PGR para recuperar o vídeo são questionados pela defesa do ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro afirmam que “é preciso cautela” na análise do vídeo usado como prova, uma vez que não foi adquirido diretamente dos servidores da Meta, a companhia que administra o Facebook.

A Meta comunicou ao STF que o material não estava acessível porque não foi notificada a tempo para conservá-lo.

Então, a equipe técnica do Ministério Público Federal (MPF) conseguiu adquirir uma cópia do vídeo de outras fontes, como a plataforma Metamemo, que realiza um tipo de registro das publicações na plataforma.

Vídeo

Em dezembro, a PGR comunicou que conseguiu recuperar a publicação, vista como crucial para uma possível acusação contra o ex-líder do Executivo por incitar o crime, em resultado dos eventos de 8 de janeiro.

Os representantes legais de Bolsonaro afirmam que a publicação ocorreu de maneira “acidental” e foi deletada “poucas horas depois”, o que indicaria que o ex-chefe de estado “não pretendeu insuflar qualquer forma de subversão”.

O conteúdo em vídeo foi compartilhado no Facebook no perfil de Bolsonaro em 10 de janeiro, dois dias após os ataques às instituições dos Três Poderes.

No conteúdo, Felipe Gimenez, procurador de Mato Grosso do Sul, argumenta que a eleição de Lula foi manipulada e que o sistema de voto eletrônico não é seguro. A imagem destaca a frase “Lula não foi eleito pelo povo, ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE”.

Inquérito

A inclusão do ex-presidente no inquérito ocorreu por ordem de Moraes, a pedido da PGR.

Na ocasião, a PGR defendeu que a conduta do ex-presidente precisava ser investigada, mesmo que tenha ocorrido após o dia 8 de janeiro.

No incidente em questão, Bolsonaro deu seu depoimento à Polícia Federal (PF) no dia 26 de abril. Ele informou aos investigadores que o post foi um equívoco e que não tinha intenção de divulgar o conteúdo.

Ele também declarou que desejava enviar o vídeo para si próprio para visualizar mais tarde, e que a eleição já é um capítulo encerrado em sua vida.

Os advogados do ex-chefe de Estado declararam que ele estava sob a influência de “morfina” quando publicou o vídeo. Bolsonaro estava recebendo tratamento em um hospital norte-americano para uma obstrução intestinal.

O indivíduo responsável pela investigação dos eventos de 8 de janeiro, o subprocurador Carlos Frederico Santos, alegava que os militantes bolsonaristas que entraram e vandalizaram os edifícios dos poderes em Brasília foram motivados por teorias da conspiração que desafiavam a vitória de Lula.

As informações são da CNN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo