MSNotícias

Qual a importância do profissional contábil no desenvolvimento econômico nacional?Qual a importância do profissional contábil no desenvolvimento econômico nacional?

O Dia do Empresário Contábil é comemorado em 12 de janeiro. Mas, afinal, qual a função desse profissional? Importante para manutenção e sucesso do negócio empresarial, o profissional contábil tem papel relevante no desenvolvimento econômico local e nacional. É ele quem ocupa posição de gestão e faz com que as empresas de contabilidade em operação no Brasil funcionem.

O perfil do empresário contábil deve ser de empatia. Ir além do cumprimento de suas obrigações acessórias e estar engajado mostrando interesse nos negócios, é o que faz desse profissional uma peça fundamental no sucesso de seu cliente, conforme destaca a professora do curso de Ciências Contábeis da Uniderp, Cibellen Melo. “Por ter acesso às informações e dados financeiros mais importantes da empresa, esse profissional tem a oportunidade de fazer diagnósticos precisos sobre o crescimento financeiro e evolução do negócio, orientando, assim, o empresário nas tomadas de decisões de maneira cada vez mais assertiva”, explica.

Entre os desafios da profissão, Cibellen menciona a burocracia para cumprimento das obrigações perante administração pública. “Em estudo recentemente realizado pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e restaurantes) as empresas no Brasil gastam em média 1.501 horas de trabalho no ano apenas para cumprir burocracia e obrigações acessórias ao fisco. Este número é o maior do mundo, 50% maior que o segundo colocado (Bolívia 1025 horas) 6 vezes maior que a média mundial que é 233 horas anual. Então este é, sem sombra de dúvidas, o maior desafio que o profissional contábil enfrenta em seu dia a dia”.

Quando o assunto é o avanço da tecnologia que vem trasnformando o setor contábil, a professora explica que atualmente há ferramentas de Inteligência Artificial que processam e entregam em tempo recorde o que um profissional contabil desenvolveria de forma manual. Mas, é aí que a especialização surge para ganhar espaço no mercado. “Qualificar-se, não ficar preso às atividades diárias de um trabalho operacional e voltar-se para análise profunda do cliente e do cenário empresarial, são iniciativas que certamente farão do empresário contábil um profissional procurado e bem remunerado”, completa a docente.

O mercado busca o profissional contábil que vem se especializando e tornando cada dia mais o contador consultor, que nada mais é do que aquele profissional que entrega trabalho com valor agregado, que entrega sua expertise ao empresário e o auxilia nas escolhas determinantes para o futuro de seu negócio.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.

Camila Crepaldi 

camila.crepaldi@cogna.com.br

(11) 99577-9020

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo