Meio Ambiente

Embrapa: castanha impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia

Um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que a castanha-da-amazônia, conhecida também como castanha-do-pará, está impulsionando o desenvolvimento sustentável da Região Norte do Brasil. Além de contribuir para o armazenamento de carbono e a regulação do clima, a castanha tem sido uma fonte de renda para as comunidades extrativistas, promovendo o desenvolvimento sustentável no país.

O estudo, intitulado “Castanha-da-Amazônia: Estudos sobre a Espécie e sua Cadeia de Valor Aspectos Sociais, Econômicos e Organizacionais”, foi realizado por pesquisadores da Embrapa lotados em São Paulo, Amapá e Roraima. O levantamento analisou os pagamentos por serviços ambientais (PSA) e o pagamento por redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal (REDD) na Amazônia, destacando o potencial desses mecanismos para agregar valor às florestas com castanheiras.

A castanha-da-amazônia é um dos principais produtos do agroextrativismo no Brasil, envolvendo dezenas de milhares de famílias e movimentando milhões de dólares anualmente. A Embrapa estima que a produção de castanhas obtida por meio do extrativismo movimente, pelo menos, R$ 130 milhões por ano.

Além de seu valor econômico, a castanha-da-amazônia é considerada um “superalimento” devido às suas altas concentrações de nutrientes, compostos lipídicos, proteicos e antioxidantes. O selênio presente na castanha está associado à proteção contra doenças neurodegenerativas e câncer.

A castanheira desempenha um papel crucial na conservação da Amazônia, estando presente em cerca de 32% do bioma. Embora representem apenas 3% dos indivíduos em um castanhal na Amazônia Setentrional, as castanheiras contribuem com 40% da biomassa viva acima do solo, sendo que cerca de 50% é carbono.

Além do valor ecológico, a castanheira também possui relevância socioeconômica e cultural. Os pesquisadores acreditam que as compensações pelos serviços ambientais são cruciais para a conservação da Floresta Amazônica e para a sustentabilidade das comunidades que dependem da castanha.

Para mais informações, o livro “Castanha-da-Amazônia: Estudos sobre a Espécie e sua Cadeia de Valor Aspectos Sociais, Econômicos e Organizacionais” está disponível para download na internet.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo