InternacionalNotícias

Inflação da Argentina está caindo pela 5° semana consecutiva

Inflação na Argentina registra queda pela quinta semana consecutiva após desvalorização do peso

Relatórios de várias consultorias e o site de notícias local Ambito indicam que a Argentina está experimentando uma diminuição na inflação pela quinta semana seguida. Isso ocorre depois que Milei depreciou o peso argentino para refletir seu valor real e liberou os preços de vários itens, o que resultou em uma reação positiva da inflação.

É importante destacar que a melhoria é notada na redução da taxa de aumento, e não em uma queda abrupta da inflação. Ainda assim, a desaceleração da inflação é um fenômeno que não se via há algum tempo na Argentina. Esta é a primeira ocasião em vários anos que a inflação está diminuindo, ao invés de acelerar.

Dessa forma, após uma série de ações econômicas, observou-se um aumento de 2,1% na inflação de alimentos e bebidas na terceira semana de janeiro. Assim, registrou-se a quinta semana seguida de diminuição, após o pico de 11,5% na terceira semana de dezembro.

Atualmente, o foco está nos preços regulados que, devido ao término do congelamento dos serviços, são esperados para influenciar o índice de inflação de janeiro. No entanto, existe uma concordância geral de que essa taxa será inferior à de dezembro.

Ao longo do mês de janeiro, a inflação no setor de alimentos alcançou 10,7%, com uma média de 28,6% nas quatro semanas anteriores. Embora seja alta, essa média é esperada para cair nas semanas seguintes.

Projeções para os próximos meses

Ao analisar a inflação na Argentina, nota-se que o setor de “Carnes” foi o maior contribuinte para a média de 28,6% nas últimas quatro semanas, sendo responsável por 32% da variação mensal e adicionando 9,02 pontos percentuais ao índice. Outros setores notáveis incluem “Bebidas e infusões domésticas”, “Produtos lácteos e ovos” e “Pães, cereais e massas”.

Durante a segunda semana de janeiro, a Eco Go registrou uma inflação de 4,8% em alimentos, o que implica uma projeção de 21,3% para a inflação total do mês neste setor. Isso indica uma desaceleração em comparação com o mês passado. A consultoria, sob a direção de Marina Dal Poggeyto e Sebastian Menescaldi, prevê uma inflação de 19,8% para o mês de janeiro.

Em contrapartida, a Fundação Libertad y Progreso notou que a inflação acumulada nas duas primeiras semanas de janeiro atingiu aproximadamente 10%, sugerindo que a taxa final do mês pode variar entre 15% e 20%, dependendo do movimento nas duas últimas semanas. Os setores mais afetados por aumentos foram os que tinham preços previamente defasados, incluindo transporte, comunicações e saúde.

As informações são do Block Trends

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo