BrasilNotícias

Ação leva atendimentos e serviços de saúde a moradores de assentamento em Campo Grande

Nesta semana, as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Aguão realizaram ação de saúde no assentamento Sucurí, Zona Rural de Campo Grande. Foram ofertados diversos serviços e atendimentos à população local. A atividade contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 

Além dos atendimentos de saúde, como verificação de pressão arterial, glicemia, troca de receitas e orientações sobre saúde bucal, foi realizada palestra alusiva ao movimento “Janeiro Branco”, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Gislayne Budib, explica que as doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. “Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar”, complementa. 

Ao longo do mês, as unidades estarão promovendo ações voltadas ao tema, associadas a abordagens de promoção e prevenção a outras doenças, como o diabetes e hipertensão, por exemplo, seguindo um cronograma pré-estabelecido.

 

Onde buscar ajuda?

Atualmente, o município de Campo Grande conta com sete Caps (Centros de Atenção Psicossocial) que atendem pacientes com transtornos mentais graves e severos nas 24hs diária por demanda espontânea e os casos mais leves e moderados são acompanhados na Atenção Básica e no Ambulatório de Saúde Mental que se localiza no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Os Caps oferecem cerca de 80 leitos de acolhimento para pacientes em crise, além de contratualizado com o Hospital Nosso Lar, 36 leitos psiquiátricos e mais 12 leitos psiquiátricos com o Hospital Regional.

Nos últimos quatro anos, a Rede de Atenção Psicossocial de Campo Grande teve uma importante expansão com a inauguração de novas unidades e ampliação de leitos. A unidade mais recente foi inaugurada em outubro de 2023, no Bairro Guanandi, o Caps Márcia Zen, para tratamento de dependentes de álcool e drogas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo