Câmara Municipal

Dia da Bandeira: vereador João César Mattogrosso destaca lei que estabelece hasteamento de bandeiras e entoação de hinos nas escolas de Campo Grande

Considerado um dos principais símbolos nacionais, a Bandeira Nacional do Brasil passou a ser adotada oficialmente no dia 19 de novembro de 1889, logo depois da Proclamação da República

Considerado um dos principais símbolos nacionais, a Bandeira Nacional do Brasil passou a ser adotada oficialmente no dia 19 de novembro de 1889, logo depois da Proclamação da República. Em alusão a data comemorativa, o vereador João César Mattogrosso ressalta a Lei n. 6.439/20, sancionada no dia 4 de maio de 2020, que estabelece o hasteamento das bandeiras de Campo Grande e do Brasil, bem como entoação dos hinos Nacional e de Campo Grande nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e privadas da Capital.

Coautor da proposta no legislativo municipal, o parlamentar reforça que a valorização dos símbolos é fundamental para o sentimento de patriotismo e para manter sempre viva a história. “Percebemos muitas vezes demasiada banalização e desconsideração da relevância dos símbolos nacionais e municipais, por isso considero que esta legislação vai ao encontro dessa necessidade de recuperar esses valores a partir do ambiente educacional”, salienta João César Mattogrosso.

A Bandeira Nacional do Brasil foi idealizada pelos professores Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, tendo como referência a Bandeira do Império, desenhada pelo francês Jean Baptiste Debret. Já a execução ficou a cargo do pintor carioca Décio Vilares.

Após 12 bandeiras ao longo da história do Brasil, há 131 anos esse importante símbolo está em sua 13ª versão e é reconhecido por todos os brasileiros. Composto por um losango amarelo sobre fundo verde com uma esfera azul celeste semeada por 27 estrelas e atravessada por uma faixa branca com a inscrição “Ordem e Progresso”.

SIGNIFICADOS – Cada cor e elementos da Bandeira Nacional possuem um significado. O verde simboliza a pujança das florestas brasileiras; o amarelo representa as riquezas minerais e o azul faz referência ao céu do país. Além disso, cada estrela simboliza um Estado brasileiro, enquanto a inscrição “Ordem e Progresso” entrou por influência do positivismo à época.

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo