ArtigoNotícias

Memorial do Homem Pantaneiro,Um Momento de Reflexão

A homenagem prestada pelo IHP , Intituto Homem Pantaneiro,ao povo do Pantanal, com a criação do Memorial do Homem Pantaneiro é uma idéia há muito acalentada por seu criador e presidente,o coronel da reserva e reconhecido ambientalista pantaneiro Ângelo Rabelo .Pensada para ser implementada em várias etapas ,tem o objetivo de alcançar a maior representatividade possível no que se refere aos mais antigos ocupantes da região e de ser o mais fiel registro de suas trajetorias, ao longo da ocupação do pantanal corumbaense .
Os pantaneiros acolheram a iniciativa com o mais sincero espírito de gratidão.

Porém, é necessário que se diga que a merecida homenagem não propõe diferenciar os pioneiros daqueles que os sucederam .Não cria assim a idéia de um velho e bom pantaneiro que mereça este reconhecimento mais que os atuais que,como seus antepassados ,trilham os mesmos caminhos na busca de sua sobrevivência ,sempre em perfeita harmonia com o meio ambiente e respeito às leis vigentes.É absurdo sequer imaginar que o pantaneiro de hoje não professe o mesmo ideal de respeito à natureza e não sonhe os mesmos sonhos dos velhos pioneiros .Guardadas as distâncias no tempo e as consequentes transformações ocorridas nas sociedades humanas, o pantaneiro de hoje dedica o mesmo amor à terra e possue o mesmo espírito de obediência às forças naturais.
Este Memorial tem como principais vocações dar testemunho da grandiosa e heróica saga pantaneira e ao mesmo tempo eternizar o bom exemplo para os atuais e futuros habitantes da planície. Diria ser um marco no reconhecimento da nossa legitimidade histórica .
É neste sentido que indago a todos que de alguma forma se preocupam com o futuro da região:
O que está sendo feito para manter essa população neste território?
Porque a contradição em reconhecer o mérito desta ocupação singular se a cada dia nos restringem os direitos e desrespeitam nossos costumes?
Porque cada vez mais nos impor leis confiscatórias que passo a passo limitam o nosso direito de propriedade?
Porque as campanhas na midia detratando a figura do produtor rural pantaneiro?
Porque esse interesse tardio na proteção do Pantanal se aqui estamos há séculos dando exemplo ao mundo de como utilizar sem degradar?
Porque essa avassaladora e midiática distorção da verdade ?
Querem nos inviabilizar assim,”na mão grande”?
Esperamos que esta homenagem seja entendida como sendo o reconhecimento do modo próprio e exemplar com que esta gente sempre tratou a natureza,ao mesmo tempo em que tira dela o seu sustento. Que sirva a todos como um ponto de reflexão sobre as injustiças cometidas com a população pantaneira.
É necessário entender que assim como nos orgulhamos do nosso passado, buscamos um futuro de grandes conquistas, com o reconhecimento claro e consequente da sociedade brasileira.
Queremos e sempre lutaremos para que respeitem o nosso importante papel de guardiões do Pantanal.

Manoel Martins de Almeida

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo