Câmara Municipal

Vereador Otávio Trad apresenta projeto de lei que institui o Dia Municipal do Povo Cigano

A data será comemorada anualmente no dia 24 de Maio

O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou em novembro o projeto de lei nº 9.892/20, que institui o Dia Municipal do Povo Cigano no Calendário oficial de eventos de Campo Grande. Conforme a proposta, a data será comemorada no dia 24 de maio.

De acordo com o vereador, a criação da data reconhece a contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense. “Também é uma forma de fortalecer e afirmar a cultura e identidade cigana, além de contribuir para a garantia dos direitos desses grupos ao acesso às políticas públicas da nossa Capital”, apontou o vereador.

Em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas, representadas por grupos diversos tais como: Calón, Horahano, Kalderash e Matchwani. Estas etnias têm línguas, culturas e costumes próprios e manifestam sua cultura por meio da ROMANI (Federação Sul-Mato-Grossense de Cultura e Etnia Cigana).

A data – O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos povos ciganos. Em 2006 foi instituído do Dia Nacional do Povo Cigano e houve o reconhecimento da existência do Povo Rom, como os ciganos são chamados, pelo poder público federal como integrantes do processo organizativo do país.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto da cabeça até a cintura, de camisa branca, gravata cinza e terno preto, sentado atrás de uma mesa com um notebook, enquanto participa da sessão remota na Câmara Municipal. Ao fundo quadros com paisagem de cidades. Fim da descrição.

Fernanda Palheta 

Assessoria de Imprensa do Vereador 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo