BrasilNotícias

El Salvador: Nayib Bukele, que extinguiu a criminalidade no país, deve ser reeleito presidente

Pesquisas mostram que o atual chefe do Executivo tem 80% das intenções de voto

Neste domingo, 4, mais de 5 milhões de eleitores da nação centro-americana de El Salvador vão votar para escolher o presidente e outros 60 deputados para a Assembleia.

O atual presidente do país, Nayib Bukele, é o favorito que concorre à reeleição. Desde 2022, o país está em estado de exceção. Bukele ordenou a prisão de mais de 70 mil indivíduos suspeitos de integrarem gangues.

Bukele diminuiu praticamente até zero as taxas de criminalidade e ergueu o “Centro de Confinamento do Terrorismo”, um complexo prisional de segurança máxima.

O país viu a sua taxa de homicídios cair de 107 mortes por cada 100 mil habitantes para 2,3 homicídios por cada 100 mil pessoas. Entretanto, o modelo de encarceramento de Bukele é desaprovado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, apesar dos resultados positivos.

Bukele com 80% dos votos, mostra pesquisaEstudos indicam que o presidente em exercício possui mais de 80% dos votos. Veja a última projeção de intenções de voto, conforme a Universidad Centroamericana José Simeón Cañas:

Novas Ideias (Bukele): 81,9%;

Fmln(esquerda): 4,2%;

Arena: 3,4%;

Nosso Tempo: 2,5%;

Força Solidaria: 1,1%; e

Frente Patriótica Salvadorenha: 1%.

É preciso obter no mínimo 50 mil votos válidos nas eleições legislativas para que os partidos possam concorrer. Provavelmente, o partido de Bukele conquistará 57 das 60 cadeiras disponíveis.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo