NotíciasPolítica

Vídeo: em entrevista a Tucker Carlson, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo denunciam autoritarismo no Brasil

Deputado Declara ao Jornalista Americano: ‘Nosso País Não é Mais Uma Nação Livre’

O parlamentar federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comunicador Paulo Figueiredo apresentaram alegações acerca do crescimento do autoritarismo no Brasil ao repórter americano Tucker Carlson. A conversa aconteceu nos Estados Unidos, na quinta-feira, 29.

Recentemente, Carlson, ex-apresentador da Fox News, ganhou destaque nas redes sociais ao entrevistar Vladimir Putin, presidente da Rússia, em 6 de fevereiro. Após Putin, Carlson convidou um deputado federal e um jornalista para seu próprio canal.

O parlamentar, logo de início, criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e trouxe à memória os protestos e as prisões ocorridas no dia 8 de janeiro de 2023. Além disso, recordou a prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Eduardo Bolsonaro Declara ao Tucker Carlson que o Brasil Não é Mais um País Livre

Ao questionar Eduardo Bolsonaro se o Brasil é um país livre, Carlson recebeu uma negativa. O deputado justificou sua resposta com a situação atual de três jornalistas exilados nos EUA, que tiveram seus passaportes bloqueados: Allan dos Santos, Rodrigo Constantino, colunista de Oeste, e Paulo Figueiredo, que posteriormente teve uma conversa com Carlson.

Em relação à validade das eleições de 2022, Eduardo Bolsonaro declarou que ele próprio “deve ter cuidado com as palavras”. Quando questionado pelo jornalista sobre a razão dessa afirmação, o deputado citou o caso de Daniel Silveira. Silveira usou termos ofensivos para se referir aos ministros do Supremo e, por essa razão, recebeu uma sentença de nove anos de prisão.

“Não posso acusar que as eleições foram fraldadas”, afirmou o deputado. “Mas eles não podem provar que não foram.”

O parlamentar mencionou também a resolução do Supremo que torna o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível até 2026, devido às suas críticas à legitimidade da “urna eletrônica”.

Eduardo Bolsonaro Versus Alexandre de Moraes

Eduardo Bolsonaro ressaltou que “Sempre há o risco de ser preso pelo Supremo Tribunal”. Ele atribuiu a Moraes a responsabilidade pelas recentes decisões tomadas pela Corte. O deputado mencionou a investigação iniciada pelo ministro há cinco anos, relacionada à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, como um exemplo.

Depois, o parlamentar expressou que não tinha a quem pedir ajuda. Eduardo Bolsonaro afirmou: “O Supremo Tribunal processa pessoas”. “Eles são as vítimas, os acusadores e os juízes de todos, sem distinção. Isso não é mais uma democracia.”

O Exílio Forçado de Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo, assim como Constantino, teve seus passaportes e redes sociais apreendidos por Moraes. Após o parlamentar, o jornalista prosseguiu com a entrevista com Carlson, discutindo os eventos da política brasileira. Figueiredo, quando questionado sobre sua suspensão, confessou: “Nem sabia que era possível”, relatou Figueiredo, ao ser interpelado sobre o seu afastamento. “Até 2020, apenas traficantes de drogas tinham seus passaportes apreendidos pelo governo brasileiro.”

Figueiredo comunicou que, durante seu período na Jovem Pan, foi contactado por telefone em dezembro de 2022. Na conversa, uma jovem avisou o jornalista que o STF planejava eliminar suas redes sociais. Até aquele momento, o Instagram de Figueiredo tinha cerca de 1,5 milhão de seguidores.

Após esses eventos, o jornalista teve suas contas bloqueadas e seu passaporte retido pela Polícia Federal, o que o impossibilitou de retornar ao Brasil. Figueiredo revelou que frequentemente cria novas contas no YouTube e em outras plataformas de mídia social, que são regularmente bloqueadas por Moraes. No entanto, ele assegurou a Carlson que persiste na criação dessas contas e na acumulação de seguidores. Ele finalizou com a declaração “A democracia está absolutamente morta”.

As informações são da Revista Oeste

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo