InternacionalNotícias

Soldados da tropa de elite que eliminou Bin laden desaparecem em missão contra houthis

desaparecimento durante operação de embarque de navios na Somália

Durante uma ação contra o grupo Houthi, dois membros da força de elite da Marinha dos EUA, que estiveram encarregados da missão que resultou na morte de Osama Bin Laden em 2011, foram perdidos no mar.

O desaparecimento ocorreu durante o embarque de embarcações perto da Somália, que falhou na semana anterior.

O objetivo da operação era localizar armas provenientes do Irã, destinadas a terroristas no Iêmen para executar ataques no Mar Vermelho. Essa informação foi confirmada por duas autoridades norte-americanas.

No dia 11, enquanto o mar estava revolto no Golfo de Áden, os militares estavam se organizando para entrar em um navio. Durante o processo, um deles perdeu o equilíbrio e caiu da escada no mar, levando outro a saltar na água para resgatá-lo.

Ainda não se sabe se mais militares conseguiram embarcar no navio ou se foram encontradas armas iranianas.

Operações da tropa de elite contra os houthis

Tais atividades geralmente envolvem a proibição de navios suspeitos ou hostis para inspeção, busca e confisco. Elas são vistas como uma das tarefas mais complicadas e arriscadas no ambiente militar e normalmente são realizadas por unidades com treinamento especializado.

Elas englobam a aproximação de navios suspeitos utilizando embarcações menores em meio ao oceano turbulento e com tripulantes inimigos.

As atividades de procura e salvamento continuam em ação. Os perigos mais significativos incluem a água quente local, o oceano com ondas intensas e o cansaço dos soldados. Segundo as autoridades, os líderes ainda albergam a esperança de que os dois membros de elite do exército estejam vivos

John Kirby, representante do Conselho de Segurança Nacional, declarou que a iniciativa foi uma intervenção militar dos EUA na área com o objetivo de impedir o fornecimento de armas do Irã para o Iêmen, onde os Houthi, respaldados por Teerã, controlam uma parte da nação.

Kirby diferenciou essa operação dos bombardeios aéreos efetuados pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido contra as infraestruturas do grupo terrorista.

A ausência dos soldados destaca o desafio que o governo de Joe Biden e seus parceiros internacionais estão enfrentando contra os houthis. Estes têm intensificado seus ataques a navios comerciais no Mar Vermelho, impactando o comércio global.

Os oficiais dos EUA alegam que o Irã é culpado por “apoiar e estimular” a crise no Oriente Médio, pois os terroristas do Iêmen não teriam como ameaçar a rota marítima sem a assistência técnica e de inteligência de Teerã.

Os houthis justificam os ataques a embarcações comerciais como uma reação às ações de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo