Campo GrandeNotícias

Sesau seleciona profissionais de saúde para programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG), lançou nesta semana o processo de seleção aberta para o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível Fundamental (EpiSUS Fundamental Campo Grande – MS). Ao todo serão ofertadas 60 vagas, distribuídas em duas turmas, tendo como público-alvo profissionais com nível superior, que atuam nos serviços de saúde públicos e privados conveniados à Rede Municipal de Saúde.
Com o objetivo principal de aprimorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública e fortalecer a rede municipal de saúde, a Sesau realizou em 2023 a implementação do “projeto piloto” em parceria com o Ministério da Saúde, para a efetivação da modalidade no município, denominado Turma 01 do EpiSUS Fundamental Campo Grande, com a oferta de 30 vagas.

Neste ano, serão ofertadas 02 turmas, perfazendo um total de 60 epidemiologistas de campo graduados pelo EpiSUS Fundamental Campo Grande. Se houver necessidade, poderão participar do processo seletivo, profissionais de outros estados e municípios, desde que também sejam atuantes na vigilância ou atenção à saúde.

A metodologia desenvolvida pelo EpiSUS, em qualquer um dos seus níveis, adota um modelo de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação profissional.

O EpiSUS Fundamental Campo Grande acontecerá durante 12 semanas (3 meses), com carga horária de 200 horas e está organizado em três módulos. Para todos é requerida frequência de 100% e pontualidade.

O treinamento será realizado no formato presencial, com aulas teóricas e apresentação de trabalhos. Entre os temas abordados na formação destacam-se: análise e interpretação de dados da vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.

Nos módulos 1 e 2 serão realizadas duas Oficinas, com sessões de aulas teóricas e apresentações de trabalhos. Cada oficina será realizada no período de uma semana de forma integral (segunda à sexta-feira) e ocorrerão em formato presencial, de acordo com a definição da coordenação do programa de treinamento, de forma integral.

A Oficina 3 é o momento da preparação e apresentação final dos trabalhos de conclusão de curso e cerimônia de encerramento, de forma presencial. Os participantes que completarem o treinamento receberão um certificado de conclusão, assinado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e por representantes do DEMSP, do Ministério da Saúde.

Durante os intervalos entre as oficinas, os profissionais em treinamento deverão atuar nos seus postos de trabalho, onde irão desenvolver seus trabalhos de campo para praticar, implementar e consolidar o que aprenderam nos módulos presenciais.

As inscrições estarão disponíveis de 01 a 18 de fevereiro por meio do site https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/artigos/processo-seletivo-do-programa-de-treinamento-em-epidemiologia-aplicada-aos-servicos-do-sistema-unico-de-saude-sus-nivel-fundamental-no-municipio-de-campo-grande-ms-episus-fundamental-cam/.

O resultado final e confirmação de participação está previsto para ser divulgado no dia 26 de fevereiro. O edital completo do programa  também está disponível neste mesmo endereço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo