BrasilPolítica

Brasileiro “nada tem a ver” com Lula, diz Tarcísio em Israel

Governadores de São Paulo e Goiás se distanciam de declarações de Lula sobre conflito em Gaza durante visita a Israel.

Durante uma missão diplomática a Israel, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), novamente se distanciaram das declarações do presidente Lula acerca do conflito do país com o Hamas na Faixa de Gaza. Na noite de quarta-feira, 20, os dois estiveram presentes em um evento na cidade de Ra’anana, localizada nos subúrbios da capital, Tel-Aviv.

“Não ao Hamas, não ao Hezbollah, não ao terrorismo. A posição do povo brasileiro nada tem a ver com a de seu presidente”, disse Tarcísio no evento, segundo informações do portal Israel de Fato.

“Se alguém pretende ter uma posição de destaque deve se inspirar no exemplo de Osvaldo Aranha, não se aliar a terroristas”, ele continuou, antes de elogiar o país: “Se Israel não tivesse aqui, a civilização ocidental iria acabar. A harmonia mundial depende do Estado de Israel. Israel vai impedir o avanço do terrorismo. Nós nunca tivemos dúvida de qual era o lado certo da história.”

Ronaldo Caiado já se desculpou em nome do povo brasileiro pelas declarações de Lula, que comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao “Holocausto da Segunda Guerra Mundial”.

O governador de Goiás, que busca se posicionar como um candidato da oposição nas eleições presidenciais de 2026, afirmou: “A fala do presidente Lula não condiz com o pensamento do Brasil. Peço desculpas aos judeus. Um homem que não conhece a história fez um depoimento que agride a todos vocês”.

De acordo com o Israel de Fato, a ocasião na qual ambos participam se desenrola ao norte de Tel-Aviv, organizada por instituições de brasileiros residentes no país. Chaim Broide, o prefeito municipal, também fez um discurso juntamente com Caiado e Tarcísio durante um coquetel oferecido às autoridades.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo