BrasilNotícias

Navio da China movido a gás deve chegar no Brasil com 100 mil carros elétricos

A embarcação, denominada “BYD Explorer Nº 1”, foi desenvolvida especificamente para exportação de veículos

Um navio cargueiro, propriedade da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), está programado para entregar até 100 mil carros elétricos e híbridos no Porto de Vila Velha ao longo de 2024.

A embarcação, denominada “BYD Explorer Nº 1”, foi desenvolvida especificamente para exportação de veículos. Com 200 metros de comprimento, 38 de largura e 9 de calado, tem capacidade para transportar até 7 mil veículos por viagem.

Os veículos da BYD chegam ao Brasil exclusivamente pelo Porto de Vila Velha e pela Vports, em Vitória. Após desembarque, são distribuídos nacionalmente.

A escolha dos portos capixabas para desembarque dos veículos ocorreu há cinco anos, após avaliação positiva dos executivos da BYD.

A intenção da BYD é garantir autonomia nas importações, evitando dependência de terceiros e riscos associados, como greves.

A empresa prevê mudanças no fluxo de importação no Espírito Santo com a abertura de uma fábrica nacional em Camaçari, Bahia, em janeiro de 2025.

Vila Velha é destacada como o principal mercado consumidor de carros elétricos e híbridos da BYD no Brasil.

A adição do “BYD Explorer Nº 1” e de outras sete embarcações nos próximos dois anos é parte da estratégia de expansão da BYD, que superou a Tesla em vendas nos Estados Unidos em 2023.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo