NotíciasPolítica

Senadora Soraya Thronicke anuncia pré-candidatura à presidência do Senado

Podemos busca alternativa às forças políticas dominantes no Senado, afirma presidente do partido

Durante um evento do Podemos Mulher em São Paulo neste sábado, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) declarou oficialmente sua intenção de concorrer à presidência do Senado. Soraya se tornou a primeira parlamentar a lançar sua pré-candidatura, tomando a dianteira na escolha do substituto de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a qual está agendada para o dia 1º de fevereiro de 2025.

Foi em um evento, com a presença de líderes partidárias, que o anúncio foi feito. Renata Abreu (SP), deputada federal e presidente nacional do Podemos, destacou a necessidade de encontrar uma alternativa para as forças políticas que dominam o Senado há muito. Ela sublinhou a determinação de resistir a pressões e garantiu que o partido não tem obrigações para com ninguém.

Soraya expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a importância da alternância de poder e da discussão de ideias para a consolidação da democracia. No decorrer do evento, a senadora sublinhou a relevância de suas iniciativas legislativas, tais como o projeto de lei que visa possibilitar a dedução de doações feitas para a causa animal no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

A disputa pela presidência do Senado em 2025 deve ser acirrada, com Soraya Thronicke e Davi Alcolumbre (União-AP), ex-companheiro de partido, como prováveis candidatos. Com a conclusão do segundo mandato de Pacheco na liderança do Congresso Nacional, Alcolumbre tem o objetivo de reassumir o cargo que deteve de 2019 a 2021.

A batalha pelo comando do Senado se tornará mais proeminente nos meses seguintes, conforme os pré-candidatos fortalecem suas táticas e parcerias políticas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo