NotíciasPolítica

Exército conclui que não houve crime nos atos de 8 de Janeiro, mas pune dois militares

Exército Brasileiro toma medidas disciplinares após ação no Palácio do Planalto

O Exército Brasileiro anunciou que aplicou medidas disciplinares a dois militares devido à “conduta e procedimentos adotados durante a ação no Palácio do Planalto” em 8 de janeiro.

Segundo informações divulgadas pelo Centro de Comunicação Social do Exército, após uma análise minuciosa, foi concluído que não há provas de envolvimento dos militares em atividades criminosas, porém, foram identificadas violações disciplinares cometidas por eles. A instituição não forneceu detalhes sobre a natureza exata dessas violações.

Além disso, o Exército informou que iniciou quatro inquéritos policiais militares e quatro processos administrativos para investigar possíveis crimes ou desvios de conduta por parte de militares. Após a conclusão desses inquéritos, os resultados foram encaminhados à justiça militar, resultando até o momento na condenação de um coronel da reserva do Exército.

Leia abaixo a íntegra do comunicado do Exército:

O Centro de Comunicação Social do Exército informa que os eventos do dia 8 de janeiro de 2023 ensejaram a instauração de 4 (quatro) Inquéritos Policiais Militares (IPM) e 4 (quatro) processos administrativos (sindicâncias) com a finalidade de apurar eventuais crimes ou desvios de conduta de militares do Exército Brasileiro.

Os inquéritos, após concluídos, foram encaminhados à Justiça Militar que condenou, no momento, um coronel da reserva do Exército. As demais apurações estão sendo conduzidas sob a fiscalização do Ministério Público com o intuito de serem submetidas aos seus juizados competentes.

Quanto às sindicâncias instauradas, apurou-se não haver indícios de crime nos casos por elas investigados, mas transgressões disciplinares na conduta e procedimentos adotados durante a ação no Palácio do Planalto, que após apuradas ensejaram duas punições disciplinares aos militares envolvidos.

Cabe destacar que o Exército Brasileiro reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência na prestação de informações à sociedade brasileira e com o combate à desinformação.

Atenciosamente

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo