MSNotícias

Previsão do tempo: chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul se prepara para receber os próximos dias com uma variação de condições climáticas. Para quinta-feira (28) e sexta-feira (29), a previsão indica cenários distintos em diferentes regiões do Estado, conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), orgão estadual vinculado à Semadesc.

Na quinta-feira, espera-se a continuidade das chuvas em várias partes do Estado, especialmente nas regiões centro-norte, nordeste, leste e Bolsão. Essas áreas já têm sido afetadas por precipitações nos últimos dias, com chuvas de intensidade fraca a moderada.

A atuação de uma fraca Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas nessas regiões. Ressalta-se a importância de atenção redobrada, especialmente nas áreas onde as chuvas têm sido mais frequentes.

Enquanto isso, nas regiões sul, sudoeste e sudeste, espera-se um tempo mais firme, com aberturas de sol e variação de nebulosidade. A atuação da alta pressão atmosférica contribui para essa estabilidade, embora não se descarte a possibilidade de pancadas de chuva localizadas, principalmente devido ao aquecimento diurno.

As temperaturas devem oscilar, com mínima de 18°C e máxima de 32°C nas regiões sul, sudeste e leste. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, a mínima fica nos 23°C, com máxima de até 35°C, principalmente na região sudoeste. Nas regiões norte e Bolsão, os termômetros ficam entre 21°C e 30°C, e em Campo Grande entre 20°C e 29°C.

Sexta-feira

Para a sexta-feira, a tendência é de continuidade das condições observadas na quinta-feira. As regiões centro-norte, nordeste, leste e Bolsão devem manter a presença de chuvas, com possibilidade de intensidade fraca a moderada. Novamente, a fraca Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será responsável por essas instabilidades.

Nas regiões sul, sudoeste e sudeste, o tempo firme prevalecerá, com aberturas de sol e variação de nebulosidade. No entanto, é importante estar atento, pois ainda pode ocorrer o desenvolvimento de pancadas de chuva isoladas, principalmente durante o período da tarde e noite. As temperaturas devem seguir semelhantes às registradas na quinta-feira, com variações de mínimas e máximas conforme as diferentes regiões do estado.

Portanto, para quem planeja atividades ao ar livre ou deslocamentos, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas locais e tomar precauções adequadas de acordo com as condições climáticas esperadas em cada região de Mato Grosso do Sul.

Comunicação Governo de MS
Foto: Saul Schramm

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo