MSNotícias

José Dirceu quer se candidatar a deputado ou a senador em 2026

Um dos fundadores do PT, Dirceu foi condenado em 2012 no escândalo do Mensalão

O ex-deputado José Dirceu planeja concorrer a um cargo no Legislativo nas eleições de 2026. Conforme relatado pelo jornal O Globo, colaboradores do histórico membro do PT afirmam que seu objetivo é disputar um assento na Câmara dos Deputados, embora ele não descarte a possibilidade do Senado.

A equipe de defesa de José Dirceu está trabalhando para finalizar os dois processos aos quais ele responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro, seu advogado, Roberto Podval, submeteu um pedido ao tribunal para reverter essas condenações, que ocorreram no contexto da “Lava Jato”.

Em 2012, Dirceu, um dos fundadores do PT, foi condenado no escândalo do Mensalão. Contudo, sua pena foi extinta em 2016, com a justificativa de que ele é “portador de bom comportamento e não praticou infração disciplinar de natureza grave”.

José Dirceu foi acusado em 2017, durante a Operação Lava Jato, de lavagem de dinheiro proveniente de propinas das construtoras UTC e Engevix. No entanto, em 2023, ele foi inocentado. De acordo com o juiz, o Ministério Público Federal não conseguiu comprovar a acusação de lavagem de dinheiro contra ele.

Recentemente, Dirceu organizou uma comemoração de aniversário que contou com a presença de vários políticos, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e José Múcio (Defesa), além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o jornal O Globo, as ações de Dirceu contam com o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo