NotíciasPolítica

Barroso: “Por Trás Do Discurso Da Liberdade De Expressão, Se Difundem O Ódio, O Mal, A Intolerância, O Extremismo”

Presidente do STF critica uso da liberdade de expressão para promover intolerância e extremismo

Na segunda-feira (15), Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que o mundo está passando por um período onde a liberdade de expressão é empregada para propagar “intolerância” e “extremismo”, além de apoiar um modelo de negócios que “vive de engajamento”.

As declarações ocorreram em um fórum acerca de “Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social”, organizado pelo programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud). O evento foi realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

“Por trás do discurso da liberdade de expressão, se difundem o ódio, o mal, a intolerância, o extremismo”, disse o magistrado. “Se evoca a liberdade de expressão, que é um valor precioso, quando, na verdade, é um modelo de negócios, que vive de engajamento, de cliques”.

De acordo com Barroso, o ódio, a desinformação, a mentira e a agressividade “trazem muito mais engajamento do que o bem, o discurso moderado e a busca da verdade possível”.

De acordo com o chefe do STF, é necessário “equacionar” a questão para que a liberdade de expressão não prejudique a vida democrática. “O discurso é da liberdade de expressão, mas nós estamos falando é de dinheiro e de gente que está ganhando e incentivando o mal”.

Barroso declara que atualmente se enfrenta uma “questão democrática”, ameaçada por um “movimento global de extremismo”, que se caracteriza por uma atitude “anti-institucional” e “antipluralista”.

“Estamos vivendo um momento de grande tensão entre liberdade de expressão e a preservação das instituições e da vida civilizada. Porque os incentivos são errados. Quanto mais ódio, quanto mais ataques, maior a receita”, afirmou Barroso

O chefe do STF afirmou que não existe uma solução “simples e barata”, seja moral ou legal, para lidar com o problema. Ele declarou: “A coesão social está exigindo que todos nós sejamos capazes de pensar caminhos para que a revolução tecnológica, que traz muitos benefícios para a humanidade, não descarrilhe para um trilho em que os valores que queremos cultivar, a causa da humanidade, os valores civilizatórios, sejam corrompidos”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo