NotíciasPolítica

Nobel da Paz critica ignorância de Lula sobre ditadura no Irã

“Se ele é de esquerda e defensor da classe operária, deveria saber que o regime iraniano é inimigo da classe operária”, disse Shrin Ebadi

A ativista iraniana pelos direitos humanos e laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2003, Shrin Ebadi, expressou críticas ao silêncio de Lula perante o autoritarismo do regime teocrático do Irã.

Ebadi comunicou à Folha de São Paulo que Lula mostra desinformação ao criticar as atividades do Estado de Israel em Gaza e ao minimizar as ações do regime de Teerã.

“Lamento com amargura que o presidente Lula não esteja bem informado, o que o levou a fazer uma visita ao Irã [em 2010] e a apoiar o regime iraniano”, afirmou a ativista.

E completou: Eu protestei na época. E transmiti essa mensagem a ele, dizendo que ele estava equivocado. Que, se ele é de esquerda e defensor da classe operária, deveria saber que o regime iraniano é inimigo da classe operária”.

Na sua declaração, Ebadi revela o constrangimento diplomático encenado por Lula, um consenso até entre os intelectuais de esquerda. “E eu queria dizer mais uma coisa. Para ser justo, não basta se insurgir contra os EUA e protestar. É preciso ter outras coisas a dizer. O presidente Lula tem tendência a achar que basta ser contra os EUA para que se esteja do lado dele, que os inimigos dos meus inimigos são meus amigos. Já tentei transmitir essa mensagem a ele várias vezes, e eu o faço mais uma vez nesta ocasião”.

As informações são do Diário do Poder

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo