BrasilNotícias

Globo despenca e tem pior audiência da história com Carnaval 2024

A última vez que a Globo teve um desempenho tão baixo no Carnaval foi em 2013

A transmissão criticada dos desfiles das “escolas de samba” de São Paulo e Rio de Janeiro, que adotou uma abordagem mais voltada para o comércio e sem a participação de jornalistas, culminou no mais baixo índice de audiência já registrado para a Globo durante o Carnaval em 2024.

De acordo com as informações de audiência do F5, a Globo obteve 8 pontos de audiência na Grande São Paulo durante as madrugadas dos quatro dias de desfiles transmitidos, sendo que cada ponto equivale a 191 mil espectadores. Na sexta-feira (9), primeiro dia de exibição, a audiência foi de apenas 7,4 pontos, porém no sábado (10) houve uma pequena melhora, alcançando 8,3 pontos, mesmo assim, ainda abaixo do esperado.

As escolas do Rio também tiveram problemas, atingindo somente 7,1 pontos no primeiro dia, domingo (11), e progredindo para 9,0 pontos na segunda-feira (12). Na contagem do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre alcançou 14,8 pontos, enquanto a conquista da Viradouro no Carnaval do Rio registrou 13,2 pontos na principal cidade de São Paulo.

A última vez que a Globo teve um desempenho tão baixo no Carnaval foi em 2013, com uma média de 8,9 pontos. Precisa-se frisar que, mesmo com uma performance abaixo do esperado, os desfiles aumentaram a audiência em relação à média de 4 a 5 pontos das madrugadas da emissora na cidade de São Paulo.

A Globo obteve um desempenho razoável no Rio de Janeiro, embora não tenha atingido marcas anteriores. Durante os desfiles de São Paulo na sexta e sábado, a emissora registrou 7 pontos em cada dia na capital fluminense. Em contraste, os desfiles do Rio geraram 15 e 16 pontos, respectivamente, nos dois dias. A contagem de votos do Carnaval do Rio obteve uma impressionante média de 33 pontos, com picos de 36 na Grande Rio de Janeiro na última quarta-feira (14).

As críticas foram direcionadas à Globo nas plataformas digitais devido à sua cobertura do Carnaval de 2024. Os internautas censuraram a ausência de dados transmitidos, tais como o histórico das escolas de samba e questões ocorridas durante o desfile. A nota de repúdio à cobertura foi emitida pela Federação Nacional dos Jornalistas, alegando que os apresentadores estavam despreparados e desinformados.

Espera-se que ocorram mudanças na transmissão dos desfiles para 2025 devido à rejeição, e o próximo ano se torna essencial, pois representa o último ano do contrato entre a Globo e as ligas de escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo