InternacionalNotícias

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode permanecer nas eleições primárias de 2024

O tribunal superior dos EUA reverte por unanimidade a decisão do Colorado de expulsar Trump das eleições primárias em 6 de janeiro de 2021, motim no Capitólio.

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou uma tentativa do Colorado de remover o nome de Donald Trump das primárias republicanas do estado, proporcionando ao ex-presidente uma grande vitória enquanto busca a nomeação de seu partido.

Os juízes reverteram na segunda-feira por unanimidade uma decisão de 19 de dezembro do tribunal superior do Colorado de expulsar Trump das urnas ao abrigo da 14ª Emenda da Constituição, que inclui uma secção que proibiria indivíduos de ocupar cargos públicos caso tivessem participado numa insurreição.

Os críticos de Trump acusaram-no de incitar e apoiar o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, numa tentativa de subverter as eleições presidenciais de 2020.

“GRANDE VITÓRIA PARA A AMÉRICA!!!” escreveu o ex-presidente em sua plataforma de mídia social Truth após a decisão da Suprema Corte.

A decisão põe fim aos esforços no Colorado, Illinois, Maine e noutros locais para expulsar Trump das urnas devido às suas tentativas de desfazer a derrota nas eleições de 2020 para o seu rival, o presidente democrata Joe Biden.

Também acontece um dia antes da Superterça , o dia em que o maior número de estados realiza suas primárias e caucuses presidenciais.

Trump é o favorito na nomeação presidencial republicana e espera-se que enfrente Biden em novembro

A 14ª Emenda proíbe pessoas de ocuparem cargos nos EUA, incluindo a presidência, se “se envolverem em insurreição ou rebelião contra os mesmos, ou derem ajuda ou conforto aos seus inimigos”.

Mas o Supremo Tribunal , que detém uma maioria conservadora de 6-3, disse na segunda-feira que apenas o Congresso pode fazer cumprir a disposição contra titulares de cargos federais e candidatos.

“Concluímos que os estados podem desqualificar pessoas que ocupam ou tentam ocupar cargos públicos. Mas os estados não têm poder, ao abrigo da Constituição, para fazer cumprir a Secção 3 no que diz respeito aos cargos federais, especialmente a presidência”, afirmou o principal tribunal dos EUA num parecer não assinado.

Trump também foi excluído da votação no Maine e em Illinois com base na 14ª Emenda, mas essas decisões foram suspensas enquanto se aguarda a decisão da Suprema Corte no caso do Colorado.

No caso do Colorado, a elegibilidade de Trump foi contestada em tribunal por um grupo de seis eleitores no estado do oeste dos EUA – quatro republicanos e dois independentes – que o retrataram como uma ameaça à democracia e procuraram responsabilizá-lo pela revolta no Capitólio.

O ataque de 2021 foi liderado por apoiantes do então presidente que procuravam impedir o Congresso de certificar a vitória eleitoral de Biden.

Os demandantes do Colorado foram apoiados pelo Citizens for Responsibility and Ethics in Washington (CREW), um grupo liberal de vigilância.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, o presidente da CREW, Noah Bookbinder, disse que a Suprema Corte “não conseguiu cumprir o momento” ao permitir que Trump voltasse às urnas. Mas Bookbinder disse que a decisão “não é de forma alguma uma vitória para Trump”.

“A Suprema Corte teve a oportunidade neste caso de exonerar Trump e optou por não fazê-lo”, disse ele.

“Todos os tribunais – ou órgãos de decisão – que examinaram substancialmente a questão determinaram que o dia 6 de janeiro foi uma insurreição e que Donald Trump a incitou. Isso permanece verdade hoje.”

Trump enfrenta separadamente dois processos criminais devido aos seus esforços para anular os resultados da votação de 2020: um no tribunal federal em Washington, DC, e outro a nível estatal na Geórgia.

Ele negou qualquer irregularidade e acusou os promotores de conduzirem uma caça às bruxas com motivação política para inviabilizar sua campanha de reeleição.

FONTE : AL JAZEERA E AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo