NotíciasPolítica

PF descobre na Bahia extração de quartzo verde para a China

Donos de propriedade são acusados de cobrar por extração ilegal de minérios em suas terras

A fazenda em Jaguarari, localizada no interior da , foi investigada pela Polícia Federal e descobriu-se que estava sendo usada ilegalmente por garimpeiros locais e estrangeiros para a extração de quartzo verde. Essa atividade estava sendo realizada sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e sem a licença ambiental necessária.

Os proprietários do terreno exigiam pagamento dos mineiros para permitir a mineração ilegal em suas propriedades. Mais tarde, o minério era enviado para a , por meio do Porto de Salvador, em contêineres.

A equipe está sendo investigada por alegados delitos de extração ilegal de minerais, apropriação indevida de propriedades federais, posse ilegal de explosivos e associação a grupos armados criminosos.

A fase pública da investigação foi iniciada na quarta-feira, com agentes realizando operações para executar mandados de prisão preventiva e cumprir ordens de busca e apreensão.

Denominada Gameleira, a operação também teve a colaboração da Interpol para a execução de um mandado de prisão preventiva internacional. As informações são da Exame.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo