GastronomiaNoticias

Guia da picanha perfeita: como colocar a carne no espeto, cortar bifes, temperar e assar

Queridinha no coração dos brasileiros, a picanha pode ser assada no espeto ou em bifes para atingir o melhor sabor possível. Nos vídeos de hoje do ‘Especial Churrasco’, Dalton Rangel ensina como grelhar a peça de carne, mostra quando é indicado prepará-la no espeto e dá dicas para acertar no bife, no tempero e no ponto. Assista abaixo, também disponíveis no YouTube do Band Receitas, e torne-se especialista no assunto:

Como fazer picanha no espeto

Em uma peça de picanha, há a parte mais próxima do colchão mole, que tende ser uma carne mais firme, porém, ainda bastante saborosa. Geralmente, em casas de churrasco, essa parte da carne é fatiada fina para ficar mais suculenta. Para conseguir fazer isso, é necessário assar no espeto. Comece cortando a carne em pedaços de três a quatro dedos e vá, com as mãos, dobrando-a até que a gordura fique arqueada. Pegue um espeto e coloque devagar, para não se machucar, como no vídeo.

 

Saiba cortar filés de picanha perfeitos

Analise o teor de gordura da picanha. No vídeo, o chef mostra que a usada por ele tinha quase a mesma altura da carne. Neste caso, vale levar a peça à churrasqueira, com a parte da gordura virada para baixo, e deixar derreter. Retire quando a espessura for de um dedo e deixe descansar por dois minutos até que o sangue seja redistribuído. Por fim, faça cortes em bifes de dois dedos, salgue e leve à grelha.

Como temperar e assar a picanha 

Com os bifes de picanha já fatiados, adicione o sal e a pimenta-do-reino em uma assadeira, passe a picanha na mistura de temperos, primeiro pela gordura e, em seguida, nas laterais. Cuidado, ao levar a carne para o fogo, para não fazer o churrasco com o carvão que acabou de ser aceso. O carvão perfeito já está na brava e não levanta muitas chamas na picanha. Por isso, acenda a churrasqueira com, no mínimo, 40 minutos de antecedência antes de colocar qualquer coisa nela.

Fogo pronto e bem quente? Sele a carne para marcá-la e deixar dourada. Como a proteína ainda vai estar crua por dentro, leve para um lugar da churrasqueira em que seja possível terminar de assar e cozinhar por dentro. Com dois dedos de altura, o bife fica ao ponto e rosado por dentro após assado por 2 minutos de cada lado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo