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Incidente da LATAM: comissária pode ter caído no colo do piloto e cadeira acionou botão

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, a perda de altitude teria sido causada pelo esbarrão de uma comissária no assento do piloto

Conforme relatado pelo jornal, as primeiras descobertas da investigação do incidente sugerem que a comissária acidentalmente tocou um botão do assento do piloto enquanto entregava a refeição na cabine. Esse movimento fez com que o piloto fosse projetado para a frente, resultando na ativação dos controles que direcionaram o nariz do avião para baixo.

Como uma precaução, a Boeing solicitou que todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner, o que foi envolvido no incidente, inspecionassem os botões de assento da cabine dos pilotos.

No entanto, especialistas indicam que o uso inadequado do botão não justificaria, por si só, um incidente a bordo, e que ainda existem lacunas que a investigação precisa preencher.

Durante a primeira etapa do vôo LA800 de Sydney para Santiago do Chile, com uma parada em Auckland, Nova Zelândia, ocorreu um incidente envolvendo o modelo Boeing 787, que possui um botão exclusivo.

Por que esse botão está presente? Pode ser ativado durante o voo? Quais são as perguntas que ainda precisam ser respondidas? Veja as respostas – e as questões levantadas pelo caso – abaixo:

O que é o botão que ajusta o assento no Boeing 787?

Há dois botões que permitem o movimento longitudinal do assento dos pilotos na cabine. Um está localizado na lateral do assento. O segundo, específico do Boeing 787, o avião bimotor mais atual da fabricante, está situado na parte posterior.

Conforme explicado pelo mecânico de aviação e youtuber Lito Sousa, o propósito da instalação é facilitar o acesso do piloto. O assento é mantido recolhido quando a aeronave não está em operação, e o piloto precisa estar muito perto de todos os instrumentos ao operar o avião.

“Através daquele botão você pode comandar o assento totalmente pra frente ou totalmente pra trás e pro lado. Aquele botão ‘bypassa’ [se sobrepõe a] algumas seguranças que têm no assento”,explica Lito.

Lito enfatiza que este botão está contido em um compartimento, o qual precisa ser aberto antes de ser acionado.

Outros comandos são atribuídos ao botão lateral do banco, como o de ajuste de altura. A localização do piloto em relação aos painéis e ao para-brisa tem uma importância vital na aviação, e é estritamente regulamentada pelas agências de aviação americana e europeia. Essas normas existem para assegurar que o piloto possa ver e acessar todos os instrumentos.

É possível que esse botão seja acionado no meio do voo?

É possível que um piloto seja chamado durante o voo de cruzeiro, se ele se ausentar do cockpit no meio do voo, desde que seu colega esteja “voando” a aeronave.

Existe uma “tampa de proteção” para prevenir seu acionamento acidental. Adicionalmente, a norma estabelece que o mecanismo não deve ser acionado enquanto o piloto estiver sentado.

O que ainda precisa ser mais bem explicado?

Lito Sousa atenta para uma camada de segurança extra na cabine de comando: “Existe um batente no assento que mesmo você colocando-o totalmente pra frente, ele não encosta no manche. Ou seja, comandado totalmente pra frente ele vai parar em um lugar [antes de encostar no equipamento]”, diz.

Lito considera que não teve a oportunidade de visualizar o relatório preliminar do incidente e que não está em posição de comentar sobre o caso específico da Latam.

Em um vídeo em seu canal, o piloto e YouTuber Juan Browne comenta o incidente e afirma que, hipoteticamente, “se esse botão fosse acionado por alguém entrando na cabine, ele poderia jogar o piloto para a frente. O piloto automático estaria em funcionamento durante o voo de cruzeiro, mas se você pressionasse o comando forte o suficiente, o piloto automático desligaria”.

Em outras palavras, seria necessário um esforço extra no manche para desativar o piloto automático e fazer com que o nariz do avião se inclinasse para baixo, resultando em uma queda brusca de altitude.

O diz a Boeing?

A Boeing não fez um comentário direto sobre o caso, mas como uma medida preventiva, solicitou que todos os operadores do 787 realizassem uma inspeção nos botões do assento dos pilotos “na próxima oportunidade de realizar a manutenção”.

O que diz a Latam?

A Latam declarou em nota que está cooperando com as autoridades durante a investigação.

“Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o Latam Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à Latam comentar as especulações em torno do tema”, diz o texto.

 

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