NotíciasPolítica

PT aceita convite do partido de Putin para acompanhar eleições

No poder desde 2000, presidente russo deve permanecer no posto por mais 6 anos

O partido de Lula, o PT, concordou em atender ao convite do partido do presidente Vladimir Putin, o Rússia Unida, para observar a eleição presidencial no país entre 15 e 17 de março. Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais da coligação, provavelmente será o escolhido para ir a Moscou.

Dado que as autoridades eleitorais do governo de Putin suprimem todas as oportunidades para um candidato da oposição se fortalecer no país, é esperado que o presidente atual continue no cargo.

Após formalizar sua candidatura à Comissão Eleitoral Central (CEC) em dezembro, Putin ganhou o suporte de mais de 750 figuras influentes na política, cultura e esportes associadas ao Kremlin. Essas personalidades foram encarregadas de coletar as 300 mil assinaturas necessárias para a nomeação.

Possibilidade de Extensão do Mandato Presidencial até 2036

Vladimir Putin, ex-oficial do serviço secreto russo, a KGB, está no comando da Rússia desde 2000, tendo um intervalo de quatro anos, de 2008 a 2012, no cargo de primeiro-ministro.

Em 2020, uma emenda à constituição concedeu ao presidente em exercício o privilégio de exercer mais dois mandatos de seis anos cada, até 2036. Ele tem alternado entre as funções de presidente e primeiro-ministro desde 1999.

O Partido dos Trabalhadores e o Rússia Unida mantêm estreitas relações políticas. No mês de abril de 2023, o PT participou de um fórum em Moscou sobre “neocolonialismo”. O evento foi organizado pelo partido de Putin.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo