NotíciasPolítica

Embaixador de Israel cobra reação de autoridades brasileiras contra fala de Genoíno

Embaixador israelense no Brasil classifica declarações de José Genoino como ‘preocupantes e fora da curva’

Mesmo que o PT critique frequentemente o Estado de Israel de maneira fervorosa, o recente comentário do ex-presidente do partido, José Genoino (PT-SP), atingiu um nível que deixou o embaixador israelense no Brasil alarmado. Em uma entrevista para a Coluna do Estadão, Daniel Zonshine considerou a declaração do membro do PT como “preocupante e fora da curva”. Ele solicitou uma postura das autoridades brasileiras.

“Esperamos uma posição do lado das autoridades contra palavras antissemitas. José Genoíno exagerou. Ele não é integrante do governo, mas faz parte do PT (partido do presidente da República). É importante que alguém do governo se posicione contra essas frases”, afirmou.

Durante uma transmissão ao vivo no dia 20, Genoino expressou que considera interessante “a ideia de boicote” a “determinadas empresas de judeus”. Ele afirmou: “Aceitamos críticas contra Israel. Muitas merecemos. Mas pregar boicote contra judeu é demais. Vimos isso no passado e o resultado não era positivo”., fazendo alusão aos movimentos de perseguição que os judeus sofreram anteriormente.

Zonshine busca expandir comunicação com o governo do Brasil

O representante diplomático de Israel afirmou que pediu ao Itamaraty uma reunião com o ministro Mauro Vieira. Seu objetivo é intensificar a comunicação com o governo do Brasil e também discutir as ações que estão sendo implementadas para a libertação de reféns do Hamas.

A recente escolha do governo Lula de endossar a alegação de “genocídio” contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), um tribunal da ONU, num caso iniciado pela África do Sul, foi criticada como infundada e devido à falta de conhecimento.

“Precisamos discutir fora das manchetes, de forma aprofundada”, concluiu.

Genoino nega antissemitismo

Quando contatado pela Coluna do Estadão, José Genoíno refutou as acusações de antissemitismo e reiterou em uma declaração que continua alegando que o Estado de Israel comete genocídio e continua a pedir boicote.

“Em relação ao termo “boicote”, usado por mim, reafirmo que defendo o boicote às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino”, afirmou.

José Genoíno

O comunicado já estava pronto antes do embaixador de Israel fazer sua cobrança. O membro do partido dos trabalhadores o publicou como resposta às críticas feitas pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), que também condenou as declarações do petista. “O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”, afirmou a entidade.”

Confira a íntegra da nota

Apresento meu repúdio à nota da Conib (Confederação Israelita do Brasil) e afirmo que não sou e nunca fui antissemita. Repudio, também, qualquer tipo de preconceito contra o povo judeu e defendo a existência de dois Estados.

Temos a obrigação de denunciar, em todas as oportunidades, o genocídio do governo de Israel contra o povo palestino.

Tenho defendido, incansavelmente, o cessar-fogo, a paz entre os povos e a solidariedade ao povo palestino.

Em relação ao termo “boicote”, usado por mim, reafirmo que defendo o boicote às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino.

José Genoino (ex-deputado federal)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo