NotíciasPolítica

A foto adulterada que desencadeou a polêmica operação da PF contra Jordy

Documentos indicam presença de militante associado a Jordy em Campos dos Goytacazes em 8 de janeiro

O parlamentar Carlos Jordy (PL-RJ; foto) declarou que a imagem manipulada que o colocou como foco de uma operação da PF datada de 8 de janeiro foi alterada pelo próprio ativista bolsonarista e principal envolvido na ação, Carlos Victor de Carvalho, também conhecido como CVC.

“Uma foto que mostrava que CVC estaria no 8 de janeiro, e que foi uma foto adulterada. Adulterada por ele próprio. Uma infantilidade, uma imaturidade, uma burrice da parte dele que nós descobrimos agora a pouco”, declarou Jordy em uma entrevista coletiva na quarta-feira, 24

“Mas a burrice ainda não é punida no nosso ordenamento jurídico. A imaturidade não é punida”, acrescentou.

 

De acordo com Jordy, a imagem montada por CVC no dia 8 de janeiro, na realidade, é derivada de uma foto do ativista durante a posse de Jair bolsonaro em 2019. O ativista teria manipulado a imagem, removendo o adesivo que a vincula à posse de Bolsonaro, para simular sua participação no dia 8 de janeiro em Brasília.

A imagem original – Foto: Reprodução

A imagem original que acompanha este artigo pode ser visualizada acima, enquanto a versão manipulada pode ser visualizada abaixo.

A foto manipulada não tem o adesivo que associa a cena à posse de Jair Bolsonaro, em 2019. (Foto: Reprodução)

Conforme relatado pelo site O Antagonista na quarta-feira, dia 24, documentos enviados pela equipe de defesa de CVC indicam que ele estaria em Campos dos Goytacazes, uma cidade no interior do Rio de Janeiro, em 8 de janeiro de 2023.

No dia em questão, o ativista percorreu o Parque do Prado, as imediações de uma escola e um supermercado, de acordo com os dados do GPS de seu celular.

Ele estaria em Campos no dia seguinte também. Imagens do circuito interno de uma loja de açaí foram incluídas pela defesa de CVC nos autos para provar que ele não deixou o Rio de Janeiro durante os atos.

A Relação entre CVC e Jordy

No dia 1º de novembro de 2022, a CVC se referiu a Carlos Jordy como “meu líder” durante uma troca de mensagens, na qual solicitava orientações a respeito de um suposto movimento.

De acordo com a PF, isso confirmaria que o líder da oposição na Câmara estava entre os responsáveis pelos eventos de 8 de janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo