BrasilNotícias

Funcionário da ONU envolvido em ataque contra Israel é morto

Nove dos Doze Acusados de Ação Terrorista do Hamas foram Demitidos, Dois Ainda Sob Investigação

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou que um funcionário da entidade, acusado de participação no ataque do Hamas em 7 de outubro, foi assassinado.

O indivíduo era funcionário da “Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo” (UNRWA, na sigla em inglês).

Conforme Guterres, dos 12 empregados da agência implicados nos “atos terroristas”, 9 foram dispensados e outros 2 ainda estão sob investigação.

O secretário-geral comunicou neste domingo, 28, que “Qualquer funcionário da ONU envolvido em atos de terror será responsabilizado, inclusive através de processo criminal”.

Funcionários da ONU

Guterres, contudo, solicitou que os países persistam em prover suporte financeiro à UNRWA, uma agência que sustenta 2 milhões de residentes da Faixa de Gaza que, conforme suas palavras, necessitam da “ajuda crucial” para a “sobrevivência diária”.

O secretário-geral enfatizou que o financiamento atual da agência “não lhe permitirá cumprir todos os requisitos para os apoiar em fevereiro”.

Após o desligamento dos nove empregados da UNRWA, nove nações interromperam o aporte financeiro à principal agência da ONU em Gaza.

“Os alegados atos repugnantes destes funcionários devem ter consequências”, disse Guterres. “Mas as dezenas de milhares de homens e mulheres que trabalham para a UNRWA não devem ser penalizados.”

Quase a totalidade do orçamento da agência provém de doações voluntárias de Estados-membros da ONU. De acordo com o site da organização, em 2022, as contribuições somaram US$ 1,2 bilhões (R$ 5,7 bilhões).

Neste ano, os maiores contribuintes individuais da agência foram Estados Unidos, Alemanha, União Europeia e Suécia, fornecendo 61% do seu financiamento global. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo