NotíciasPolítica

Gleisi apresenta projeto para eliminar CACs e extinguir todos os clubes de tiro no Brasil

Pela proposta da presidente do PT, o porte de arma seria concedido apenas para atletas olímpicos

A presidente da executiva nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, propôs uma lei que visa eliminar todos os clubes de tiro e revogar os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) em todo o país.

A proposta autorizaria a posse e o porte de armas apenas para “integrantes de nível olímpico das entidades de desporto legalmente constituídas”. O Exército, que atualmente é responsável pela concepção dos registros de armas no país, cancelaria automaticamente todos os demais.

“Não há sentido a manutenção dos clubes de tiro, assim como a atividade da caça desportiva e o colecionamento de armas, fonte de suprimento para o crime”, diz a parlamentar no projeto de lei.

Os dados coletados pela deputada indicam que o número de CACs no Brasil aumentou significativamente durante o governo de Jair Bolsonaro, passando de 117,5 mil em 2019 para 783,4 mil em dezembro de 2022. Além disso, ela menciona que 5,2 mil indivíduos condenados pela Justiça conseguiram a permissão para portar armas no país durante a administração Bolsonaro.

“A quantidade de CACs no país é, atualmente, maior do que os efetivos das Forças Armadas e das Polícias Militares somados, enquanto os clubes de tiro viraram locus de violência”argumenta Gleisi.

A proposta da parlamentar modifica quatro seções do Estatuto do Desarmamento. No entanto, para se tornar lei, o projeto precisaria ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), atualmente liderada pela bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), e pela Comissão de Segurança Pública, que também é dominada por membros da oposição.
As informações são do O Antagonista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo