NotíciasPolítica

Filho de Renato Russo entra na Justiça e promete processar influenciadores de direita

Filho de Renato Russo quer processar produtores de conteúdo por uso político de música no TikTok

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo (1960-1996), iniciou um processo judicial que pode afetar muitos criadores de conteúdo associados à direita política. O produtor cultural argumenta que a utilização da música Que País É Este por aqueles que apoiam o ex-presidente em vídeos no TikTok acaba tendo uma inclinação oposta à que seu pai sempre defendeu.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o sucessor emitiu uma notificação não judicial à ByteDance, dona do TikTok. Ele solicita a remoção de vídeos na plataforma que apresentam conteúdo bolsonarista e utilizam a canção do líder do Legião Urbana como música de fundo. Adicionalmente, o jovem requer que todas as informações cadastrais e registros de IPs de no mínimo sete contas sejam disponibilizados.

Nas postagens que estão sendo compartilhadas no TikTok, apoiadores de Bolsonaro utilizam imagens do ex-presidente junto a manchetes como “o comunista Flávio Dino é aprovado em sabatina e irá para o STF”, “o Brasil está irreparável” e “milhões de votos são silenciados”, em referência à situação que tornou Jair Bolsonaro inelegível. O relatório também destaca que todos os conteúdos publicados possuem uma natureza política e ideológica que não condizem com os princípios defendidos por Renato Russo.

Giuliano Manfredini expressa que não deseja que as canções do Legião Urbana sejam associadas a ideologias de direita ou a glorificação do governo anterior de Jair Bolsonaro. O advogado Henrique Ventureli reforça que seu cliente não busca restringir a utilização da música, mas não quer que ela se transforme no símbolo de uma política que não corresponde à sua própria visão de mundo.

A Folha relatou que o TikTok não fez nenhum comentário a respeito da notificação extrajudicial. O advogado do filho de Renato Russo indicou que pode haver a chance de que os usuários que produziram os vídeos sejam eventualmente processados.

Em novembro de 2023, o filho de Renato Russo levou à Justiça uma acusação de um desfalque de R$ 20 milhões nas contas da Legião Urbana Produções Artísticas, uma empresa fundada em 1987 para gerir os rendimentos de direitos autorais da banda. Segundo a Folha, a acusação surgiu após uma auditoria que expôs uma situação de caos em relação aos lucros da companhia. Atualmente, há um inquérito em andamento para identificar os autores do desvio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo