NotíciasPolítica

Deputado Alexandre Ramagem é alvo de operação da PF sobre suposto monitoramento ilegal de autoridades

Policiais fazem buscas em gabinete e apartamento do deputado, que comandou Abin no Governo Bolsonaro; 7 agentes da PF devem ser afastados dos cargos

O deputado federal e ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ), é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (25) sobre um suposto monitoramento ilegal de autoridades.

Policiais federais fazem buscas no gabinete e no apartamento funcional do parlamentar.

O crime, segundo as investigações da PF, envolvia o uso de ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis sem autorização judicial e sem o conhecimento do próprio monitorado.

De acordo com a PF, além das buscas, há outras medidas alternativas sendo cumpridas, incluindo a suspensão imediata de 7 policiais federais supostamente envolvidos no monitoramento ilegal.

Ao todo, a Polícia Federal cumpre 21 mandados de busca e apreensão. São 18 em Brasília (DF), 1 em Juiz de Fora (MG), 1 em São João del Rei (MG) e 1 no Rio de Janeiro.

A operação desta quinta foi chamada de “Vigilância Aproximada” pela PF e é um desdobramento da operação “Primeira Milha”, iniciada em outubro de 2023 para investigar o suposto uso criminoso da ferramenta “FirstMile”.

Ramagem foi escolhido pelo PL para ser pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo