NoticiasSaúde

7 vantagens de se adquirir um plano odontológico, mesmo que básico

Existem várias vantagens de se adquirir um convênio odontológico, desde o preço que tende a ser mais acessível que o valor dos procedimentos, até a cobertura que o serviço abrange.

Existem várias vantagens de se adquirir um convênio odontológico, desde o preço que tende a ser mais acessível que o valor dos procedimentos, até a cobertura que o serviço abrange.

Assim, para quem quer garantir um sorriso bonito e saudável de forma mais prática e com um interessante custo-benefício, verificar sobre a adesão de um plano odontológico pode ser muito vantajoso.

Cada vez mais as pessoas estão se importando com a saúde bucal e entendendo sua importância para a manutenção do organismo. Por conta disso, estão verificando os serviços ofertados, bem como avaliando e adquirindo convênios dentários assim como os planos médicos.

Inclusive, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), ao menos 27.023.121 pessoas são beneficiadas e assistidas por planos privados (particular ou empresarial) exclusivamente odontológicos.

Isso porque cuidar da saúde bucal é se prevenir de doenças não só na boca, como em outras áreas do organismo, além de garantir um sorriso bonito, melhorando a autoestima e confiança.

Além disso, é possível melhorar a fala e mastigação apenas cuidando dos dentes. Portanto cuidar da saúde bucal previne doenças e traz benefícios. São alguns problemas:

  • Cáries;
  • Halitose;
  • Inflamações no tecido gengival;
  • Impactos no sistema cardiovascular;
  • Interferência no sistema respiratório.

Por isso, de modo a sanar algumas dúvidas que podem existir, confira nos tópicos a seguir os principais benefícios de adquirir um convênio odontológico.

Frequência das consultas e facilidade de agendamento

As pessoas devem ir ao dentista regularmente, tendo uma avaliação de rotina ao menos a cada seis meses.

Assim, o profissional poderá fazer a avaliação da saúde bucal, realizar a limpeza do tártaro ao redor dos dentes e colocar o flúor na arcada dentária para deixá-la mais forte e protegida.

Com essa regularidade de consultas, é possível acompanhar a condição da cavidade bucal mais adequadamente, prevenindo doenças e garantindo que, quando identificadas, serão tratadas com mais agilidade e eficiência.

Além disso, o preço que se paga por cada consulta e tratamento individualmente tende a ser maior do que quando se tem algum vínculo, seja de convênios mais simples até planos premium ou mesmo plano odontologico para MEI.

Outra vantagem nesse quesito diz respeito a facilidade de marcação de consultas, seja por telefone ou aplicativos, garantindo retornos mais rápidos.

Recursos tecnológicos avançados

Bons planos odontológicos possuem profissionais qualificados para cuidar da saúde bucal dos pacientes e, além disso, também utilizam instrumentos modernos, seguindo o desenvolvimento tecnológico para melhor atender os pacientes e para facilitar o serviço dos dentistas.

Assim, além de tratamentos mais práticos e até mais eficientes, o contato com o profissional e os equipamentos utilizados são melhores e otimizados.

Baixo custo

Em média, convênios odontológicos apresentam um custo bastante acessível, principalmente ao considerar os planos médicos e os preços dos tratamentos.

Contudo, cabe ressaltar que ele pode variar de acordo com a operadora responsável e o pacote de serviços oferecido, indo dos mais básicos aos mais completos.

No caso de plano dental coletivo empresarial, é preciso avaliar os aspectos com relação a quantidade de vidas, pois a empresa pode adquirir ofertas especiais para isso, reduzindo os custos dos pacotes. Contudo, seu valor também depende das variantes citadas acima.

O pagamento deve ser feito mensalmente e, no caso do modelo empresarial e/ou coletivo, pode haver co-participação .

Abrangência

Muitos planos odontológicos concedem a possibilidade de abrangência, ou seja, que algum membro próximo da família, como esposa, filhos, pais e dependentes sejam incluídos no plano.

Assim, eles podem realizar as consultas e tratamentos com um dentista com a cobertura do mesmo plano do beneficiário, tendo as mesmas vantagens e cuidados.

Possibilidade de negociação de novos procedimentos

Muitas pessoas, atualmente, também se preocupam com a estética dos dentes, além da saúde bucal, e, às vezes, querem fazer um clareamento dental ou utilizar a lente de contato para alinhar o sorriso.

No entanto, não é qualquer plano odonto empresarial que cobre esse serviço e fazê-lo pagando à parte em particular sai bem mais caro.

Por isso, muitos planos possuem a abertura de  incluir alguns tratamentos para que o beneficiário seja contemplado com algum procedimento que não está descrito previamente no contrato de serviços.

Além disso, há a disponibilidade de estornos parciais e/ou integrais para alguns procedimentos, desde que comprovantes sejam encaminhados ao convênio e atendem alguns critérios da operadora.

Para realizar junto ao convênio, pode ser necessário avaliar com a operadora e solicitar uma autorização. Já em planos premiuns, geralmente essas coberturas estão incluídas nos pacotes.

Situações de urgência

Esse, talvez, seja o benefício mais importante de um plano odontologico empresarial ou particular.

Isso porque situações inesperadas e de urgência, em que é necessário um procedimento cirúrgico com emergência, o convênio é obrigado a atender e realizar a cirurgia independentemente do período de carência, segundo a determinação da ANS.

Cobertura

A cobertura dos serviços de odontologia são determinados de acordo com o lugar que presta o serviço e contrato, porém, existem alguns procedimentos que são obrigatórios para todo convênio fazer a cobertura. São eles:

  • Urgência e emergência;
  • Consultas de rotina;
  • Limpeza e procedimentos de prevenção;
  • Aplicação de flúor;
  • Radiografia;
  • Tratamento de gengiva;
  • Odontopediatria;
  • Restaurações;
  • Cirurgia e extrações, incluindo o dente do siso;
  • Tratamento de canal;
  • Endodontia;
  • Colocação de próteses;
  • Colocação de aparelho (não estético).

Toda essa série de vantagens são para garantir um sorriso bonito e saudável no rosto, promovendo uma maior acessibilidade populacional aos tratamentos odontológicos.

Isso fará bem não só para a boca em si, como para o corpo todo da pessoa, prevenindo doenças e criando uma maior autoestima, o que também representa uma melhora na saúde emocional e qualidade de vida a longo prazo.

Assim, é preciso dizer que a principal vantagem diz respeito a valorização e cuidado mais próximo com a saúde bucal, não a negligenciando.

Ou seja, ir ao dentista de forma regular se torna mais fácil, sendo mais benéfico que fazer alguma consulta ou procedimento após a situação da arcada dentária estiver grave ou comprometida de forma irreversível, dificultando o tratamento e ocasionando procedimentos mais invasivos.

Afinal, quanto antes se identificar algum problema bucal, mais fácil é de tratar ou curar. Para além disso, o custo-benefício a longo prazo se destaca, sendo mais barato prevenir doenças.

Outro fator importante de lembrar é que, indo a um dentista de um plano odontologico e adotando os hábitos de saúde bucal, dificilmente acontecerão problemas graves que coloquem em risco o sorriso e a saúde como um todo, garantindo mais qualidade de vida e sorrisos sinceros e bem aproveitados em todos os momentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde.

Por: Karina Oliveira

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo