MSNotícias

Trote Solidário incentiva universitários de Campo Grande a doarem sangue

Calouros e veteranos da Uniderp participam, no próximo sábado (02), do trote solidário que é uma iniciativa do Instituto Sangue Bom e da Uniderp, visando a doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, no Hemosul – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado. A ação faz parte do movimento de conscientização proposto pela universidade com o intuito de despertar nos alunos o cuidado com o próximo e o papel social de cada um.

Durante a semana de aula, os calouros foram acolhidos e orientados sobre a importância da mobilização e participaram de uma palestra, esclarecendo questões tais como quem pode doar, qual o intervalo entre um período e outro de doação, como participar e de que forma a iniciativa pode mudar e salvar a vida de diferentes pessoas.

“Para se tornar um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos, portanto os universitários representam o público-alvo para esse tipo de campanha. Nós queremos formar, por meio dessa ação, uma nação solidária que tenha a doação como princípio e hábito. Após a conscientização, a pessoa pode se tornar um doador regular de sangue, a cada três meses no caso das mulheres, e com intervalo de dois meses para os homens. É uma campanha importante, tendo em vista que cada doação pode salvar até quatro vidas”, destaca Carlos Alberto Rezende, professor da Uniderp e presidente do Instituto Sangue Bom.

A iniciativa, que é efetivada junto ao Hemosul- órgão da Secretaria Estadual de Saúde responsável pela coleta, é aberta a população em geral, atingindo em especial os acadêmicos.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar bem alimentado, portar documento oficial com foto e pesar no mínimo 55 quilos. No caso de menores de 18 anos, é preciso de autorização dos pais. O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Para o cadastro de doação de medula óssea, o candidato deve ter entre 18 e 54 anos. Na unidade móvel ele vai colher uma amostra de 5ml de sangue. Os dados ficam armazenados no banco nacional do INCA- Instituto Nacional do Câncer.

Serviço

Trote Solidário Sangue Bom

Data e hora: 02 de março, 6h30 saída da Uniderp

Local: Hemosul (Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, Campo Grande – MS)

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.

Camila Crepaldi 

camila.crepaldi@cogna.com.br

(11) 99577-9020

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo