NotíciasPolítica

TSE coloca voz nas urnas e equipamentos vão ‘falar’ com o eleitor

Iniciativa da Corte Eleitoral é voltada para deficientes visuais

O recurso de voz será incorporado nas urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auxiliar os eleitores com deficiência visual.

A assistente virtual, conhecida como Letícia, fornecerá informações sobre o cargo que está sendo votado no momento, os números inseridos e o nome do candidato escolhido durante o processo.

“Ao entrar na seção, a pessoa deve comunicar a deficiência visual à equipe de mesários, que habilitará a urna e entregará fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine”, informou a Corte.

De acordo com o TSE, a proposta é uma recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil.

Recurso nas urnas eletrônicas

Rodrigo Coimbra, que lidera a Seção de Suporte ao Voto Informatizado do TSE, disse que levou três meses para integrar o recurso às urnas eletrônicas. Coimbra explicou que “Agora a fala do sintetizador de voz é muito mais natural e inteligível”.

De acordo com o especialista, o processo envolveu a contribuição de 16 servidores do TSE e colaboradores. Durante esse tempo, eles se concentraram na pesquisa, na modificação do software e na experimentação da nova funcionalidade.

Voto auditável

No ano de 2021, o tópico do “voto auditável” se tornou destaque nas capas dos jornais. Naquele momento, o Parlamento estava debatendo a ideia de adicionar uma impressora às urnas eletrônicas para concretizar o voto, que seria depositado em uma urna selada, permitindo uma eventual recontagem. A sugestão, que era vista como uma maneira de modernizar o equipamento, entretanto, não avançou, após a recusa do Parlamento à medida.

As informações são da Revista Oeste

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo