BrasilNotícias

Jornalista expõe influência de Felipe Neto na moderação de conteúdo e censura contra Allan dos Santos no Twitter

Pablo Carvalira publicou uma matéria revelando a intervenção do influencer Felipe Neto nas políticas de moderação do Twitter, destacando o influenciador digital como figura central em ações de censura contra o jornalista Allan dos Santos. A investigação expõe como Neto, após alinhar-se ideologicamente com o governo de Lula, exerceu sua influência na plataforma social, especialmente em questões de moderação de conteúdo. Este artigo revela a dinâmica de poder e influência que personalidades como Neto detêm nas redes sociais, e as consequências disso na liberdade de expressão.

Segundo Vieira, em 2021, Fernando Gallo, então chefe de políticas públicas do Twitter, iniciou uma correspondência com Yoel Roth, chefe de segurança da plataforma, discutindo a necessidade de uma avaliação aprofundada da conta de Allan dos Santos. Gallo expressou preocupações com os posts de Santos, particularmente aqueles referentes à pandemia de Covid-19, e sugeriu a Roth que considerasse a remoção permanente da conta. A troca de e-mails entre os executivos do Twitter evidencia o peso que as opiniões de Felipe Neto tiveram nas discussões internas, ressaltando seu papel significativo nas decisões estratégicas da rede social antes da aquisição feita por Elon Musk.

A influência de Neto nas redes estendeu-se além do Twitter, culminando em seu convite para participar de um grupo de trabalho do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, em 2023, focado no combate ao “discurso de ódio e ao extremismo”. Paralelamente, através do Instituto Vero, Neto engajou-se ativamente em iniciativas contra a “desinformação” em parceria com o TSE, fortalecendo sua posição como um defensor do “controle” e “regulamentação” de conteúdo nas redes sociais.

As comunicações internas do Twitter revelam que Felipe Neto foi considerado para encontros privados com altos executivos, visando discutir e potencialmente suavizar as tensões sobre as políticas de moderação da plataforma. Essas interações indicam um canal de comunicação direto e privilegiado para Neto, enfatizando sua capacidade de influenciar decisões críticas e moldar as políticas de conteúdo, em contraste com outras vozes na plataforma

As repercussões das ações de Neto no cenário político e digital suscitam debates sobre os limites da intervenção nas redes sociais e o risco de censura. Com o pretexto de combater a desinformação, a manipulação das políticas de moderação do Twitter levanta preocupações sobre a imparcialidade e a equidade no tratamento de diferentes vozes e opiniões na plataforma.

O caso de Allan dos Santos, conforme analisado por Yoel Roth, destaca as dificuldades enfrentadas pelas redes sociais na moderação de conteúdo que reside em áreas cinzentas de expressão e especulação. A controvérsia em torno de Santos aponta para a impossibilidade de equilíbrio entre a censura e a liberdade de expressão, sobretudo quando só são consideradas opiniões de um lado do espectro político.

A reportagem de Eli Vieira sobre Felipe Neto e o Twitter pode ser acessada na íntegra neste link: https://twitter.com/EliVieiraJr/article/1778175188678369703

Para comunicar um erro ou adicionar novas informações, envie um email para portalnovonorte@gmail.com. Ajude nosso projeto com apenas R$ 19,90 por mês. Clique no link abaixo para contribuir: https://sun.eduzz.com/735493

Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp. Também estamos no Telegram

Com informações do Portal Novo Norte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo