NotíciasSaúde

Recorde: Brasil ultrapassa 1 milhão de dengue em 2024

Brasil Registra Recorde de Mortes na 18ª Semana Epidemiológica de 2023

Na última quinta-feira, dia 29, o país ultrapassou a contagem de 1 milhão de casos presumíveis de dengue em 2024, segundo as informações do painel de controle do Ministério da Saúde. O total exato documentado é de 1.017.278 ocorrências. Para efeitos de comparação, no ano anterior, este número só foi atingido durante a 18ª semana epidemiológica, que decorreu entre 30 de abril e 6 de maio. Adicionalmente, já foram confirmadas 214 mortes causadas pela doença, enquanto outras 687 estão sob investigação.

A região com o coeficiente de incidência mais alto no país é o Distrito Federal, seguido por Minas Gerais, Acre, Espírito Santo e Paraná. Conforme informado pelo MS, 492 municípios já foram beneficiados com a disponibilização das vacinas contra a doença até agora. A faixa etária mais afetada é a de 30 a 39 anos, seguida da faixa de 40 a 49 e 50 a 59 anos. A maioria das infectadas pela dengue são mulheres, representando 55,4% dos casos.

Devido ao crescimento no número de casos, seis estados do Brasil – Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina – e o Distrito Federal proclamaram estado de emergência em saúde pública por causa da dengue. Como resposta a esse cenário, o Ministério da Saúde comunicou a execução de um Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue no sábado seguinte (2), como uma das estratégias para deter o progresso da enfermidade.

Em uma recente coletiva de imprensa, Nísia Trindade, a ministra da saúde, deu um alerta sobre a antecipação do pico de dengue, que costumeiramente acontecia em abril. Adicionou ainda que, nesta sexta-feira (1º), o Ministério da Saúde planeja emitir uma orientação específica para o cuidado médico de mulheres grávidas que foram diagnosticadas com dengue.

“Na sexta-feira vamos divulgar o manejo clínico das gestantes para ter esse atendimento. E falando do ‘Dia D’, é importante destacarmos que essa união é fundamental, tem que ser um esforço nacional. Precisamos mostrar para a população a atuação conjunta de todas as esferas do governo: federal, estadual e municipal. Não podemos ter estados que não participem dessa campanha, podemos ter particularidades de cada região, mas todos devem se unir”, disse Nísia Trindade.

Durante apresentação, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, alertou para o alto número de casos graves da doença. “Esse é nosso pior pico dos últimos anos. E também temos o aumento de casos graves, principalmente de idosos com comorbidade. Inclusive, precisamos pensar em uma entrada diferenciada desses idosos no sistema de saúde, uma porta de entrada para diagnóstico inicial, e para os pacientes que já estão com dengue e apresentaram piora no quadro, outro tipo de atendimento. Eles não podem competir com todos os outros para serem avaliados.”

De acordo com Ethel, embora o país esteja registrando uma menor letalidade dos casos de “contaminação”, há um aumento no número de casos graves da doença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo